http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
publicado por João Folgado a quarta-feira, 9 de janeiro de 2008


Pode ter feito pouco mais do que treinar desde que, no Verão, ingressou no AC Milan, mas as expectativas relativamente a Alexandre Pato não podiam ser maiores. “Caso [Pato] continue a fazer o que tem feito nos treinos, chegará a Junho com 30 golos”, disse o presidente do Milan, Silvio Berlusconi, citando palavras do treinador Carlo Ancelotti, facto que aumentou ainda mais a ansiedade dos adeptos relativamente à estreia do jovem brasileiro de 18 anos, no domingo, na recepção ao SSC Napoli.

Pressão
Pressão é coisa que não existe. O Milan mal pode esperar pelo lançamento de Pato. Os vencedores da UEFA Champions League de 2007 navegam na parte inferior da classificação da Serie A e, com apenas quatro vitórias em toda a época interna, estão mais próximos de um lugar na zona de despromoção do que do acesso às competições europeias. Vinte e um golos marcados em 14 jogos falam por si e atestam o porquê de os adeptos do Milan depositarem as esperanças de recuperação da campanha doméstica num jovem de apenas 18 anos.

Sem precedentes
O clamor em redor de Pato é ainda maior do que o existente relativamente a Kaká quando, em 2003, este chegou a Milanello. Além disso, trata-se de uma situação sem precedentes para um futebolista sem o estatuto de estrela internacional. A principal razão para isso é o tempo que os adeptos “rossoneri” esperaram para verem o jovem prodígio brasileiro em acção. Pato chegou a Milão em Agosto transacto, proveniente do SC Internacional, de Porto Alegre, por cerca de 15 milhões de euros, depois de ter chamado a atenção dos responsáveis italianos com uma série de desempenhos brilhantes no Mundial de Sub-20, onde marcou três tentos em quatro jogos. Não pôde jogar pelo Milan durante a primeira parte da época, contudo, porque as regras da Liga italiana impedem os clubes de inscreverem jogadores não-comunitários com menos de 18 anos. Pato cumpriu 18 anos a 2 de Setembro, altura em que a data para inscrever jogadores já havia passado. Após quatro meses sem poder jogar oficialmente, o tempo de espera chegou finalmente ao fim.

Confiança
O apetite dos adeptos do Milan ficou ainda mais aguçado quando, em Setembro, Pato marcou um golo de cabeça, num jogo particular frente ao FC Dynamo Kyiv. Ancelotti comparou-o a Careca, antigo ponta-de-lança da selecção brasileira e do Nápoles, e conforme se espera de um jogador que deixa o Brasil para um ingressar num grande clube europeu, Pato é dotado de uma notável capacidade técnica e vasto repertório de fintas e habilidades. Se acrescentarmos a isso velocidade capaz de colocar qualquer defesa em sentido e um fantástico poder no jogo aéreo, o Milan passa a dispor de outro jogador com capacidade para decidir encontros. Mas o mais impressionante talvez seja a autoconfiança e ele bem necessitará dela para lidar com o enorme peso que lhe colocaram sobre os seus ombros. Caso consiga ter sucesso nos primeiros tempos frente às coriáceas defesas da Serie A, os “rossoneri” passarão a ter substância para ajudar Pato a suportar as expectativas.

"Chocado"
"Assisti a alguns vídeos dele e fiquei impressionado, quase extasiado com o seu talento", disse Berlusconi. "Tive a mesma sensação quando vi uma cassete de [Marco] van Basten antes de o contratarmos. Sonho com uma equipa do Milan com Kaká, Pato e Ronaldo no ataque". Muitos acreditam que Pato poderá seguir as pisadas do compatriota Kaká, incluindo como vencedor futuro da Bola de Ouro: "Ele é impressionante, tem grande qualidade e será um jogador determinante nesta equipa. Estou muito feliz por tê-lo por perto e ajudá-lo a adaptar-se ao futebol italiano", disse Kaká. Caso Pato consiga atingir metade das expectativas do Milan, a esperança dos “rossoneri” em serem a primeira equipa a defender com sucesso o título na UEFA Champions League poderá muito bem vir ser uma realidade.

Etiquetas:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

Anonymous Anónimo Comentou...
jogador fantastico tal como disse ancelloti e melhor que ronaldinho tb neste momento qualquer jogador e melhor q o ronaldinho...
9 de janeiro de 2008 às 17:28