http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
Biografia FootFever - Cristiano Ronaldo
publicado por Mário Cagica Oliveira a quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Cristiano Ronaldo (nascido no Funchal a 5 de Fevereiro de 1985) é um futebolista português, a quem em tempos José Mourinho chamou "o filho do Van Basten", natural da Ilha da Madeira, mais concretamente da freguesia de Santo António no Funchal. O seu nome foi uma homenagem de seu pai a Ronald Reagan. Faz várias publicidades para diversas marcas como Nike, Suzuki, Pepe Jeans e Banco Espírito Santo.

Clubes

O seu primeiro clube foi o Clube Futebol Andorinha de Santo António, onde despertou rapidamente a atenção dos olheiros do CD Nacional. Aluno pouco aplicado, era no recreio, a jogar a bola com os amigos, que se sentia feliz. Posteriormente em 1995 ingressa nos infantis do CD Nacional. Na sua primeira época, o futebolista iniciou a sua vontade ganhadora, ao vencer o campeonato de infantis, conquistando assim o primeiro título como jogador de futebol. Com apenas 11 anos de idade sai da Região Autónoma da Madeira e vai para Lisboa, ingressando nos juvenis do Sporting Clube de Portugal. Sua estreia nos relvados foi em Setembro de 2002, defendendo o Sporting, quando tinha apenas dezassete anos de idade. Durante a temporada 2002/2003, Cristiano Ronaldo actuou em 25 partidas e marcou três golos pelo Sporting. No jogo de estreia do novo estádio Alvalade XXI do Sporting Clube de Portugal, Cristiano Ronaldo fez um jogo de tal modo empolgante que os jogadores do Manchester United, no voo de regresso a Inglaterra, pediram a Sir Alex Ferguson a sua contratação para substituir David Beckham, que se tinha transferido para o Real Madrid.

Actualmente joga no Manchester United, equipa inglesa da Premier League. O seu contrato com o clube inglês foi assinado em 2003 por 12,24 milhões de libras, e renovado em Abril de 2007 até o ano de 2012. Recentemente assumiu que quando era criança sempre foi do Sporting, mas o profissionalismo fala sempre mais alto.

Carreira

- 1992 - 1995: Futebol Clube de Andorinha (Portugal/Madeira)
- 1995 - 1997: Clube Desportivo Nacional (Portugal/Madeira)
- 1997 - 2003: Sporting Clube de Portugal (Portugal)
- 2003 - ??? : Manchester United (Inglaterra) - Clube Actual

Palmarés


- Finalista vencido do Euro 2004 por Portugal(2004)
- Equipa do ano UEFA (2004)
- Vice-Campeão Europeu em 2004
- Jogador Jovem do ano FIFPro(2005)
- 4º Lugar no FIFA WORLD CUP 2006 por Portugal (2006)
- 2º lugar na eleição do melhor jogador jovem do mundial de 2006
- Melhor Jogador Jovem da Liga Inglesa (2006)
- Melhor Jogador Jovem da Liga Inglesa (2007)
- Melhor Jogador da Liga Inglesa (2007)
- Melhor Jogador actuar na Liga Inglesa (2007) pela Associação de Jornalistas de Futebol (FWA).(Votação restringida ao Reino-Unido)
- Campeão Inglês em 2006/2007
- 3º Melhor Jogador do Mundo pela FIFA (2007)

Talento contra o comportamento

É muito criticado pelo comportamento algo arrogante em campo e tem sido castigado pelos jogadores adversários com entradas duras e desnecessárias, quando não têm capacidade para aguentar a sua velocidade e os seus dribles rápidos e estonteantes. Pela forma como dribla em campo e ultrapassa facilmente qualquer jogador, preve-se que seja futuro candidato a Jogador FIFA nos próximos anos. À parte isso, deu mostras de uma certa falta de maturidade e compostura, como comprova o seu comportamento nos jogos amigáveis que a selecção portuguesa realizou antes do último Mundial. É especulado que parte deste comportamento se deva ao fato de ser jovem e de ter tido uma rápida ascensão ao estrelato que a ida do Sporting para o Manchester United proporcionou. Contudo, gradualmente, Ronaldo tem aprendido a se conter e a ser mais objectivo em campo, tendo sido um dos grandes obreiros da conquista do Campeonato Inglês pelo Manchester United, com muitos golos e actuações destacadas ao lado de Wayne Rooney. Cristiano também está mais contido ao responder provocações: antes de um jogo pelas Eliminatórias da Euro 2008, o guarda-reder belga Stjin Stjinen disse que os belgas "partiriam" o atacante português se necessário. Ronaldo respondeu em campo: fez dois golos na vitória de 4 a 0 e foi eleito o melhor em campo.

No entanto este comportamento tem vindo a alterar-se ao longo do tempo, sendo ele actualmente um dos exemplos da Selecção Nacional. Inclusivamente tem sido capitão de equipa da selecção onde se estreou com a braçadeira no amigável Portugal vs Brasil disputado no Emirates Stadium em Londres, que terminou com a vitória da selecção portuguesa por 2-0. Há que salientar que Ronaldo foi capitão como forma de homenagem de Luís Felipe Scolari a um falecido dirigente da Federação Portuguesa de Futebol - Carlos Silva - que lhe pedia com insistência para dar a braçadeira ao "miúdo".

Luís Felipe Scolari tem vindo a apostar claramente neste pequeno grande talento para se tornar o futuro capitão de equipa nacional, substituindo assim outra grande figura do futebol português - Luís Figo.

Considerado uma das maiores revelações no futebol dos últimos tempos, é considerado um grande jovem talento do futebol mundial pela sua habilidade e facilidade de lidar com a bola. O que faz a alegria dos adeptos do Manchester United e da Selecção Portuguesa.

Selecção Nacional Portuguesa


Foi considerado um dos melhores jogadores jovens do Campeonato do Mundo de 2006, torneio em que Portugal se classificou em 4º lugar, à frente de selecções como as do Brasil, Argentina, Inglaterra, Holanda, e Espanha. Jogou todas as partidas à excepção da vitória sobre o México, e fez um golo contra o Irão. No jogo contra a Holanda, saiu lesionado ainda no primeiro tempo por causa de uma violenta entrada do defesa Khalid Boulahrouz, que mais tarde seria expulso.
Agora foi pedra fundamental de Portugal na qualificação para o Euro 2008 e é a grande esperança de todos os portugueses no torneio.

Etiquetas:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

Blogger João Folgado Comentou...
q jogador o melhor do mundo
21 de fevereiro de 2008 às 17:39  
Anonymous Anónimo Comentou...
oi adiciona me eu tambem sou madeirense e considerote o melhor jogador do mundo
marisela_j_14@hotmail.com
27 de maio de 2008 às 16:23