http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
JOGANDO À BOLA #3
publicado por Kaká a segunda-feira, 30 de junho de 2008

Cá estou eu de novo, e desta vez para falar de algo que me intriga há já bastante tempo: Na formação de um jovem Futebolista, o que fazer?! Castrar ou não a sua criatividade?!

O que quero dizer é que, no início da formação de um Futebolista, deve-se dar liberdade para este potenciar a sua criatividade?? Ou deve-se prender esse mesmo jogador a uma organização táctica, onde a sua criatividade está limitada, pois torna-se robotizado, isto é, ele sabe que em determinada situação, tem uma solução: aquela que o treinador lhe indicou durante o treino!!

Na minha maneira de ver, eu penso que o treinador deve intervir o minímo de vezes quanto possível, pois assim vai "obrigar" os seus jogadores a aprenderem com os erros que, de certeza, vão cometer. Porque se o jovem jogador se habitua a ouvir a voz do treinador a indicar-lhe o que fazer, o que esse mesmo jogador irá fazer quando o treinador não falar?? De certeza (quase) absoluta que não saberá o que fazer, pois está habituado a ouvir o treinador a dizer-lhe o que fazer.

A formação de um Futebolista é um processo longo que começa por volta dos 4/5 anos e arrasta-se até aos 12 anos, pois é nesta fase que estão mais abertos a receber ensinamentos; é a idade ideal para ensinar, pois estão com sede de aprender algo de que gostam muito e onde têm a vontade de ser o melhor!!

Um jovem jogador (com os seus 7/8 anos) que objectivo tem? Ou marcar muitos golos ou então ser o melhor a fazer aquilo que o treinador pede. Mas os melhores jogadores, nestas idades, são aqueles que, para além de marcarem golos, de serem rigorosos tacticamente, é o de conseguirem colocar os seus atributos técnicos ao serviço da equipa, isto é, o individual a ajudar o colectivo!!

Eu gostaria que me ajudassem nesta questão intrigante, mas ao mesmo tempo, apaixonante!!

Espero que participem nesta discussão!!

Um abraço e até à próxima!

Kaká

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Blogger Henrique Maia Comentou...
Do pouco (pouquíssimo, mesmo) que entendo disto, parece-me que o caminho é encontrado no meio das duas vertentes. Um bom jogador faz-se de criatividade e de rigor. As duas coisas são inseparáveis. Tal como para um artista, músico ou assim, é importante que ele tenha por base os cânones que regem essas disciplinas, coisa que adquire através da aprendizagem feita com os mais velhos. Depois, o que faz disso é consigo. No futebol, creio, o mesmo se passará. Nesse sentido, acho que orientação não deve ser mínima, mas na justa medida.
1 de julho de 2008 às 03:31  
Blogger AJ Styles Comentou...
Eu concordo em tdo o que disseste kaka!
Acho que se deve dar liberdade aos jogadores quando estao a dar os primeiros passos!Claro que têm que adquirir cedo bases do futebol, o treinador apenas têm que lhe ensinar em que determinada situaçao ele deve passar ou seguir com a bola..mas têm que se deixar "libertar" o génio dentro dos miudos por vezes!
1 de julho de 2008 às 17:19  
Blogger Lumo Comentou...
A idade ideal para começar a jogar (numa escola de futebol) é aos 6/7 anos, porque antes disso ainda não apresenta qualidades físicas para esse tipo de exercicio.
Bom texto.
Sayonara!!
2 de julho de 2008 às 16:06  
Blogger FMBP Comentou...
Eu adoro a creatividade no futebol...penso que devia ser obrigatorio que o jogador fosse criativo!mas...temos colegas e nunca devemos estar acima deles...mas eles devem-nos ajudar e nos ajuda-los a eles!isso e um dos principios!Ajudar e saber ser ajudado!O jogador deve sempre conseguir usar os seus talentos...nunca deve ser cortado mas tambem tem de respeitar as directrizes criadas pelo clube! assim se houver modelo de jogo a criatividade deve respeitar esse modelo!mas isto da p muita conversa!Nunca formatar mas tb nunca libertar em demasia...o que é demais é molestia lol

Lumo...dizes que a idade ideal p jogar devia ser 6 7 anos vou t mostrar uma coisa que vais ficar boquiaberto!no meu proximo post vais ter um PS p ti :)
As crianças devem jogar dd qd possam! Infelizmente já nao podem jogar tt futebol selvagem...por isso as escolas devem ajuda los a sentir o futebol! as dificuldades, as fintas, os golos, as defesas , etc...e dd qt mais cdo joguem e vivencias as coisas a probabilidade de serem melhores e muito maior!

Abraço Kaka!continua com estes foruns
2 de julho de 2008 às 21:12