http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
O meu futebol #2
publicado por FMBP a quarta-feira, 25 de junho de 2008

Tal como prometido e em dia de meias finais do Euro 2008, vou passar para o ecrã dos vossos monitores as minhas ideias acerca dos semi finalistas desta competição.

Antes de mais alguma coisa, excepto a Alemanha que gosto de ver (por causa do controle e do conhecimento das situações de jogo) não contava muito com os restantes semi finalistas para chegar tão longe na competição! A Espanha tem mostrado nos ultimos tempos uma qaulidade impressionante em termos de resultados, mas muito sinceramente achei que era uma equipa com algumas debilidades para chegar tão longe (apesar de ter algumas debilidades tem tambem muitas muitas e muitas virtudes).

Vamos lá analisar as Equipas:

Alemanha

Guarda-redes: Lehmann (Arsenal), Enke (Hannover) e Adler (Bayer Leverkusen)

Defesas: Metzelder (Real Madrid), Fritz e Mertesacker (Werder Bremen), Jansen e Lahm (Bayern de Munique), Friedrich (Hertha de Berlim) e Westermann (Schalke 04)

Médios: Ballack (Chelsea), Hitzlsperger (Estugarda), Schweinsteiger (Bayern Munique), Rolfes (Bayer Leverkusen), Frings e Borowski (Werder Bremen), Trochowski (Hamburgo) e Odonkor (Bétis)

Avançados: Gomez (Estugarda), Klose e Podolski (Bayern de Munique), Kuranyi (Schalke 04) e Neuville (Borussia de Mönchengladbach).


Bem a Manschaaft, arrisco-me a dizer que é a minha favorita neste momento. Não desgosto de equipas que jogam um futebol calculista, cerebral e principalmente frio ...isso já parte um pouco da cultura do país, mas reparem na reacção dos jogadores alemães após um falhanço e reparem na reacção de um jogador latino!

Os germanicos iniciaram o Europeu a jogar num sistema tactico 1-4-4-2, nesse primeiro jogo com laterais claramente ofensivos e um dos medios laterais (Fritz) claramente mais de contenção, com a referencia Ballack afastada da zona de tiro,apostando numa boa organização colectiva e em transições rápidas e fortes.

Após a vitória frente á Polonia, a Alemanha apostou no mesmo 11 contra a Croacia e acabou por sair derrotada, mas o treinador Joachim Low (jovem, desconhecido antes de ser adjunto de Klisman...algum dia teremos alguem sem "grande" estatuto a comandar a nossa selecção?) reparou em algumas lacunas da sua equipa e efectou uma alteração no jogo seguinte que veio dar um equilibrio que se tornou fundamental no jogo contra Portugal e trocou Lahm para o lado esquerdo da defesa e passou o defesa Freidrich do banco para a direita da defesa!
Outra nota digna de realce...aquela discussão/reunião dos jogadores alemães no balneario, sem presença de treinadores serviu para "alertar" as tropas que o caminho é para ser feito sem desvios...e aqui começam a ganhar pontos a certas equipas do Euro...pois existem lideres no campo, e que fazem de tudo para conseguir o sucesso!

Terceiro jogo, exibição pobre mas suficiente da Alemanha contra a pobre Austria, eu quando via o jogo pensava que a jogar assim Portugal podia ter um adversario acessivel no caminho para as meias do Euro!

Contudo e aqui é que exalto o trabalho "tactico" da equipa tecnica alemã...já repararam nas vezes que os seleccionadores e jogadores alemães se referiram á alteração tactica para o jogo com Portugal? Já reparam que eles se referem a "trabalho tactico", ou seja, vertente estrategica, as bolas paradas alemãs não sairam por acaso! Aquilo é treinado...não sei como eles treinam , pois não conheço a metodoloiga de treino que actualmente é usada pelos Alemães...mas a verdade é que nenhum jogador me pareceu perdido em campo...Reparem, eles passaram de um 1-4-4-2 para um 4-2-3-1 (já li que era mais um 1-4-1-4-1, mas isso já são outras discussões) e nenhum jogador me pareceu perdido, todos os jogadores sabiam as suas funçoes e o que fazer em quase todos (senão todos) os momentos do jogo...É esta vertente estrategica que penso poder vir a dar vantagem aos alemães! Eles sabiam quais as nossas virtudes e sabiam quais as nossas fraquezas...não se preocuparam com um jogador em particular, preocuparam-se em anular a equipa!

(estrategia...infelizmente boa estrategia vs má estrategia)

Nenhum ponto da Alemanha é muito fraco; o guarda-redes diga-se o que se disser não está mal de todo (apesar de pessoalmente não gostar do estilo e da personalidade dele), a defesa tem o fantastico Philip Lahm, os uteis Mertesacker e Metzelder (viram as vezes em que este tentou subir com bola pela zona central), o meio campo se tiver Frings de volta tornar-se-á ainda melhor do que aquele que jogou contra Portugal; depois um fantastico lider e capitão, um dos melhores do Euro, Michael Ballack, jogador de equipa, jogador decisivo...Os potentes medios/extremos Podolski e Schweinsteiger que sabem bem o que fazer com e sem bola! os gigantes e trabalhadores avançados tem caracteristicas e mobilidade que aliando ao poder de finalização (apesar da polvora seca de Gomez) permitem que os restantes jogadores confiem que os PL tambem possam resolver partidas.

(o lider)

No fundo a Alemanha é uma equipa que vale pelo seu todo, e pela sua organização e boa capacidade nos 4 momentos do jogo (e no 5o tambem...aquele que Jorge Jesus alega que "inventou"), com um lider fantastico...por isso penso que é favorita contra a Turquia!

Pontos fortes : postura nos 4 momentos de jogo, vertente estrategica, todos disponiveis
Pontos fracos : Apesar de não estarem mal no euro, penso que a zona central da defesa Alemã ainda vai falhar (Lehmann incluido)
Figura : Ballack

Turquia

Guarda-redes: Volkan Demirel (Fenerbahçee), Rustu Recber (Besiktas) e Tolga Zengin (Trabzonspor)

Defesas: Gokhan Gonul (Fenerbahçe), Sabri Sarioglu (Galatasaray), Gokhan Zan (Besiktas), Emre Asik (Ankaraspor), Servet Cetin (Galatasaray), Hakan Kadir Balta (Galatasaray) e Ugur Boral (Fenerbahçe);

Médios: Mehmet Aurelio (Fenerbahçe), Mehmet Topal (Galatasaray), Emre Belozoglu (Newcastle United), Tumer Metin (Larissa), Hamit Altintop (Bayern), Ayhan Akman (Galatasaray), Arda Turan (Galatasaray), Tuncay Sanli (Middlesbrough) e Kazim Kazim (Fenerbahçe);

Avançados: Gokdeniz Karadeniz (Rubin Kazan), Nihat Kahveci (Villarreal), Semih Senturk (Fenerbahçe) e Mevlut Erdinc (Sochaux)

Eu já não jogo FM :) , e aliando a isso o facto de não ter hipoteses de ver o campeonato turco, admito que não conhecia alguns jogadores da Turquia!
Após ver o primeiro jogo dos turcos pensei que não chegariam longe...e após o jogo falei no msn com um amigo meu turco e ele disse-me que o treinador tinha apostado em muitos jogadores em condiçoes fisicas deficientes o que fez com que o ritmo deles fosse baixo...e é verdade, a Turquia é uma equipa de intensidade, de coração, que dá mais do que o que pode...com maior ou menor organização, mas com uma vontade enorme!

A Turquia entrou no torneio jogando num 1-4-3-3 e sem Hakan Sukur, após a má exibição dos turcos frente a Portugal, Terim altera o sistema tactico no jogo contra a Suiça (de notar que a referncia Emre se lesionou ou segundo o meu colega piorou a lesão) , entrou Turan (14) um jogador de boa qualidade e a equipa passou a jogar num 1-4-4-2 quase losango...digo quase porque se nota naquela equipa pouca importancia com a perfeição das formas geometricas que compoe a tactica (houve uma alteração ao intervalo coma entrada de Topal e Senturk)...o que mais lhes importa é defender o vermelho da bandeira e honrar a estrela e a lua que a compoe!A vitoria aparece aos 92 minutos por Semith Senturk...

No terceiro e decisivo jogo com mais uma alteração no sistema tactica (1-4-3-3 ou 1-4-5-1 como quiserem)...os turcos estiveram a perder por 2-0 até ao minuto 74 quando Turan fez o 2-1...aos 84 Nihat faz o empate...aos 87 a vitória aparece...QUE CORAÇÃO, isto sim é acreditar até ao fim...

(União , Garra, Espirito de "guerreiros")

Uma vez um dos meus colegas turcos mostrou me um video que eles veem vezes sem conta...e esse video é sobre uma guerra que a Turquia teve...e eles emocionavam-se todas as vezes que viam aquilo...até eu me senti meio abalado! Era uma loucura...Homens pratiamente desarmados contra soldados...mulheres armadas a proteger casas e cidades...e o mais interessante e de realçar é que a Turquia venceu...e os meus colegas dizem-me que toda a gente que tem o previlegio de representar a Turquia tem que defender o sangue derramado por aqueles guerreiros e o país tem que se orgulhar deles...e apesar de isto parecer uma daquelas histórias de filme de domingo, a verdade é que acredito que os Turcos lutem tanto por causa disso mesmo, o orgulho de orgulhar...

E mais uma vez no jogo dos quartos de final contra a favorita Turquia, e mais uma vez com muitas contrariedades...venceram em penalties....e mais uma vez com um golo após o tempo regulamentar, só que desta vez o tempo de descontos era da segunda parte do prolongamento depois de mais uma vez terem estado a perder com um golo aos 119 minutos...Isto é Coragem! É vontade! É querer!
Após essa vitoria as contrariedades apareceram em força...Nihat a estrela-mor não joga mais este Euro...juntando esta falha ás restantes...vai ser preciso muito mais do que coração para vencer a Alemanha...mas vai ser muito interessante : Coração/Garra vs Frieza/Inteligencia...de um lado o fogo turco, dou outro o gelo alemão (não tão frio quanto isso)

Pontos fortes: Vontade de vencer, espirito de Terim
Pontos fracos: Lesões, fraca qualidade defensiva (individual e colectiva)
Figura : Semith Senturk

Previsão: ALEMANHA

PS: Amanha comento sobre Russia-Alemanha
Isto está comprido...mas penso não ser muito aborrecido de ler!

Espero que tenham gostado!
Um abraço
FMBP

Etiquetas:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

Blogger David Pereira Comentou...
Também aposto na Alemanha, a Turquia vai-se apresentar desfalcada...
25 de junho de 2008 às 13:49  
Blogger Kaká Comentou...
Mais uma vez surpreendente este artigo!! Olha que estás a colocar a cada post que passa a fasquia mais alta!!
Eu aposto na crença e na vontade de vencer da Turquia, porque não é só a qualidade que vence!!
Um abraço!!

Kaká
25 de junho de 2008 às 14:27  
Blogger Lumo ™ Comentou...
A Alemanha é uma equipa destruidora.
Como se viu no jogo contra portugal eles só pararam de atacar quando estavam a ganhar 2-0.
A minha aposta vao para os germanicos.
Bom artigo.
sayonara!!
25 de junho de 2008 às 16:26  
Anonymous Anónimo Comentou...
neste momento o jogo vai a a 67 min... e o k posso dizer é k os alemães tão parvos com tamanha vontade d jogar...estes turcos matam a propria mae se necessario pa ganhar um jogo... reparem n vontade d jogar d turco k ta prestes a levar com uns agrafos n tola e so lhe interesa o k se esta a passar dentro das quatro linhas d jogo.. IMPRESSIONANTE!!!

pode cair pa klk lado...espero k po lado dos vermelhos tolos.

FMBP realizaste o bom estudo d ambas as ekipas... n tenhu klk correcção a fazer... so te eskeceste da vontade de ALA a apoiar os turcos...por isso a tua previsao vai falhar e a vontade e forca d vencer vai triunfar neste encontro...
25 de junho de 2008 às 21:23