http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
O meu futebol #3
publicado por FMBP a quinta-feira, 26 de junho de 2008

Boas!

Cá estou eu mais uma vez para vos encher o monitor de coisas sobre futebol!
Desta vez para falar sobre a segunda semi final deste Euro 2008! Ontem acertei no vencedor...apesar do "desequilibrio" ou da "injustiça" que falam penso que os alemães sabiam que conseguiriam vencer o impeto turco..mas podemos fazer esta discussao numa caixa de comentarios de um dos artigos sobre o jogo!

Hoje vou falar sobre o previsivelmente apaixonante Russia-Espanha!
Estas equipas já se defrontaram num jogo em que a Espanha venceu por 4-1 e Xavi assumiu que foi "sorte" terem conseguido tal resultado frente aos surpreendentes russos!

Espanha

Guarda-redes: Iker Casillas (Real Madrid), Pepe Reina (Liverpool), Andres Palop (Sevilla);

Defesas: Sergio Ramos (Real Madrid), Joan Capdevila (Villarreal), Raul Albiol (Valência), Carles Puyol (Barcelona), Carlos Marchena (Valência), Fernando Navarro (Real Maiorca), Alvaro Arbeloa (Liverpool), Juanito (Real Bétis);

Médios: Cesc Fabregas (Arsenal), Iniesta (Barcelona), Xavi (Barcelona), David Silva (Valência), Santi Cazorla (Villarreal), Xabi Alonso (Liverpool), Ruben de la Red (Getafe), Marcos Senna (Villarreal);

Avançados: David Villa (Valência), Daniel Guiza (Real Maiorca), Sergio Garcia (Real Zaragoza), Fernando Torres (Liverpool).

A Espanha já quebrou um "mito" deste europeu, ou seja, segundo um comentario que li (não me lembro de quem), nestas provas é preciso continuidade e os jogadores tem de jogar e não devem descansar no caso de apuramento prévio (tal como aconteceu coma Espanha fez no jogo contra a Grécia) e alem de ter vencido o jogo do grupo, venceu o jogo dos quartos de final!

Além disso "quebrou" tambem o segundo mito que segundo Beckenbauer as equipas que entra muito bem saem cedo de prova (Holanda, Croacia, Portugal)...Espanha entrou forte mas não tão brilhante como as anteriormente referidas...a verdade é que só Nuestros Hermanos ainda estão em prova!

A Espanha entrou no torneio a jogar em 1-4-4-2 (o 1 que é o GR tambem faz parte do jogo e por isso o incluo) e assim se manteve durante os dois primeiros jogos com o meio formado por Xavi e o possante Marcos Senna com Silva mais descaido para a esquerda (Europeu muito bom) e Iniesta para a direita. No terceiro jogo com o apuramento já garantido jogaram num plano B com a equipa a apresentar-se no 1-4-1-4-1 com Xabi Alonso á frente da defesa De La Red e Cesc (plano B????) a formar a segunda linha do meio campo com Iniesta (Cazorla depois do intervalo) na esquerda e Sergio Garcia na direita com o "novato" Guiza na frente (pode-se considerar luxo não?). Ambos os guarda redes espanhois são excelentes...mas o titular é Fabuloso (na minha opinião só Buffon actualmente o bate) e dá segurança/garantias e moral a qualquer defesa.

Na defesa destaca-se a raça e fulgor ofensivo/defensivo de Sergio Ramos...fulgor esse que pode ser comparado ao seu feitio que já causou mal-entendidos com Aragonés durante a prova. O poderoso e lutador Puyol ao lado do algo lento mas util Marchena com Capdevilla a fechar o flanco esquerdo (nada mau jogador).
A frente de ataque com Torres e Villa penso não precisar de grandes comentários, apesar de el Niño não estar a top!

(Uma das referencias deste Euro)

No ultimo jogo perante a dificil Squadra Azzurra a Espanha tentou fazer do uso da posse de bola a sua arma...paciencia, boa definição do posicionamento da bola e dos jogadores nas transiçoes defesa-ataque...uma boa colocação dos jogadores nas transiçoes A-D (Senna neste jogo jogou um pouco mais recuado que Xavi e correu mais de 14 quilometros), cirulação de bola e cuidado com os contra ataques italianos...No fundo a Espanha conseguiu-se adaptar bem ao futebol italiano e não caiu nas suas armadilhas...

Para este jogo a Espanha vai voltar a actuar com o mesmo 11 e creio que irá manter todos os principios do seu jogo...posse de bola, circulação de bola, explosividade/movimentação dos avançados e algum jogo exterior e o seu banco de suplentes pode alterar o jogo quer com Guiza, Cesc, Cazorla, Xabi Alonso...
Mais uma coisa...ninguem está acima de ninguem...não se saltam posiçoes na hierarquia, todos os jogadores são iguais para Aragones!

Pontos Fortes: Banco de suplentes, Manutenção da posse de bola como meio para atingir o fim, maior experiencia em grandes competições da maioria dos jogadores

Pontos Fracos : a dificuldade em acompanhar os ataques rapidos e contra-ataques russos (devido a subidas constantes dos laterais da Roja), efeito do anuncio da saida de Aragones(ou efeito Scolari)

Figura : Casillas

Russia

A equipa russa desde que começou o Euro só melhorou...começou com um resultado negativo contra a Espanha mas com uma exibição razoavel, venceu justamente a Grécia e encostou a Suecia ás cordas...contra a Holanda é a historia que toda a gente sabe, apenas deixaram boquiaberta a Europa do Futebol e garantiram com toda a justiça a presença nas meias e na memoria das pessoas.

A Russia entrou a jogar num 1-4-1-4-1 (já assimetrico) contra a Espanha e sem a futura referencia Arshavin...após a derrota e algumas trocas de jogadores Hiddink (outra grande prova com selecções, grande treinador) a Russia venceu a Grécia com um golo do médio Zyryanov...no jogo seguinte já com um Arshavin (já me tinha deliciado com ele em alguns jogos da Uefa...mas neste Euro está impressionante) algo "gulosinho" a por a cabeça em agua aos defesas e equipa sueca!

Com um guarda redes de qualidade (apenas 22 anos) uns laterais ofensivos e com qualidade individual defensiva, com uma dupla de centrais com o experiente Ignaschevic e com o bombardeiro Kolodin (penso que o centro da defesa é mais fraquinho) , com Semak á frente da defesa e com Semshov como médio mais ofensivo a mostrar qualidades; com um brilhante Pavlyuchenko (só de pensar que esteve para não vir ao Euro e que seria suplente do tambem muito bom Pogrebniak), comandados pelo "mágico" Arshavin,e liderados por um incrivel Hiddink a Russia mostrou que podia ser mais que sensação!

(impressionante...candidato a mais espectacular do Euro)

Assentando o seu jogo numa boa colocação colectiva defensiva e com excelentes transiçoes defesa-ataque (a bola é colocada SEMPRE com Intenção) a uma velocidade quer de execução quer de deslocamento incrivel...a equipa mostrou um futebol belissimo ( a bola não sai da relva sem motivo)

No ultimo jogo a Russia brilhou...foi muito boa em todos os momentos do jogo e mostrou que o seu 1-4-3-3 (muito assimetrico...mais que o do jogo inaugural)...e apresentou uma capacidade de jogo ao longo dos 120 minutos que durou o jogo frente á não menos brilhante selecção laranja.

Por tudo isto a russia é uma selecção a ter em conta para este jogo...penso que vamos assistir auma grande partida...com a Russia a assumir o seu papel de contençao num bloco recuado e a partir rapidamente para os contra ataques usando os flancos desprotegidos pela subida dos laterais espanhois...por outro lado terão os russos paciencia para o jogo de posse de bola dos espanhois?? vai ser muito interessante!

Pontos fortes : Transiçoes D-A, a qualidade individual dos seus jogadores ofensivos e dos laterais, Hiddink

Pontos Fracos: a falta de experiencia nestas fases de provas de selecção, medo de defrontar Espanha outra vez

Figura :Arshavin (fantastico)

PREVISÃO: Espanha (mas com muitas duvidas)


Espero que tenham gostado!
Um abraço
FMBP

Etiquetas:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

Anonymous Anónimo Comentou...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
26 de junho de 2008 às 03:12  
Anonymous Anónimo Comentou...
tb penso que será a espanha. a ver vamos o q acontece.
nao creio q a russia va ter medo de defrontar a espanha. ve o que eles fizeram a holanda, que era a mais temivel na altura!!!
26 de junho de 2008 às 11:37  
Blogger FMBP Comentou...
O medo que me refiro deve-se só ao facto de irem defrontar uma equipa que os goleou ainda ha pouco tempo.
E é smepre dificil esquecer isso!
Contudo penso que esse será um problema que será bem tratado por Hiddink e pelos jogadores!
26 de junho de 2008 às 11:54  
Anonymous Anónimo Comentou...
fmbp para onde achas q vai o arshavin?
26 de junho de 2008 às 13:02  
Blogger Kaká Comentou...
Desta vez, tenho de concordar com o fmbp. Mas apenas por uma razão!! A Espanha tem uma maior experiência internacional e penso que esse factor será determinante no jogo de hoje.
Que seja um bom espectáculo e que no fim se possa dizer que ganhou o melhor!!
Um abraço!
26 de junho de 2008 às 14:01  
Blogger FMBP Comentou...
eu gostava de ver o Arshavin num clube em que lhe dessem liberdade para ele mostrar o seu talento...em que não fosse escravo da tactica e em que pudesse vaguear num 1-4-3-3 e penso que a escolha Barcelona vai ser a ideal (pelas noticias está perto de assinar)...
Agora é assim...já vimos muitos jogadores a brilhar em provas de Verão, dão o salto e depois perdem fulgor...espero que não aconteça ao mago russo!
abraço
26 de junho de 2008 às 14:35