http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
O meu futebol #4 (mercado de transferencias)
publicado por FMBP a sexta-feira, 27 de junho de 2008

Boas!

Cá estou eu mais uma vez...mas hoje para falar acerca de um tema totalmente desligado do Euro 2008!
Vou falar do estado actual/ponto de situação/caracteristicas dos reforços e de quem se fala para reforçar os 3 grandes do nosso futebol (vou tentar fazer este post semanalmente) . Já agora aproveito para dar os parabens ao AJ pelo magnifico cabeçalho do blog (deixem uma palavrinha ao trabalho dele nos comments ou na c-box).

NOTA : Vou falar dos clubes por ordem classificativa da temporada passada



Futebol Clube do Porto

4-4-2 - 4-3-3
Para já do nucleo duro apenas Bosingwa tem a saida confirmada, sendo que pelo seu valor inquestionavel Quaresma, Lucho e Lisandro tem perseguidores, contudo eu acho que apenas 1 dos jogadores irá sair. As ultimas palavras de Lucho confirmavam a "vontade" de ficar, pus as aspas apenas porque qualquer jogador gostaria de sair do campeonato português para experimentar sensações diferntes e ordenados maiores!

A provavel saida de Quaresma implicaria uma das duas coisas que vou referir : ou a mudança para 1-4-4-2 por parte do prof. Jesualdo ou a afirmação de Mariano Gonzalez. Eu aposto mais na primeira apenas por um motivo, Jesualdo Ferreira não acredita que o 1-4-3-3 do FCP na Europa fosse válido...na minha opinião ele queria-se era despreocupar menos com as falhas defensivas de Quaresma e colocando-o numa zona mais livre de tarefas defensivas de acompanhamento de bloco era mais favoravel para a defesa portista. Agora se se vier a confirmar a saida de Quaremas o professor irápoder jogar como tem ensaiado com resultados assim-assim.

Já a saida de Bosingwa, que tinha um papel fundamental na estrategia de Jesualdo na decisao da velocidade das transiçoes ofensivas e das proprias situaçoes de ataque organizado, decidindo muitos jogos as custas da sua velocidade e da melhorias de algumas debilidades tecnicas.

As saidas de Joao Paulo, Marek Cech e Adriano penso que não irão criar grande alarido para os lados do Dragão , visto que o papel deles foi pouco mais do que espectador!

Quanto a entradas...bem,posso dizer queo Dragão não anda a dormir...a contratação de Rolando vem dar seguimento ao habitual modelo de formaçao de defesas centrais e médios do Porto, jovens jogadores são contratados para 3a ou 4a opção , sentem as dificuldades e normalmente passado alguns anos são apostas sérias!
Tomas Costa...pelo que leio e pelo que vejo,penso que Lucho só fica mais este ano para ajudar a crescer Tommy; este jogador parece ter categoria e qualidade para fazer "furor"
Nelson Benitez, o defesa esquerdo contratado ao Lanus é uma grande incognita, penso que irá ser suplente durante um tempo e após esse periodo irá ser testado para validade a sua contratação ...caso corra mal vai de volta para a América do Sul
Cristian Rodriguez: a investida tripeira ao Sul trouxe o uruguaio, uma das maiores (se nao a maior) referencia benfiquista da ultima temporada...custou 7 milhoes e irá ganhar uma fortuna para a realidade do nosso futebol, mas se render o que rendeu na Luz penso que será um investimento que pode dar garantias. Gostei de o ver como Médio Ofensivo onde a sua capacidade de remate era uma mais valia, mas penso que com Jesualdo estará á sua espera uma posição no lado esquerdo do meio-campo/ataque. O raçudo urugaio irá ser com certeza uma das figuras da proxima temporada!
Fernando: este médio defensivo que esteve emprestado ao Estrela da Amadora é um jogador que com um pouco mais de "calo" pode vir a fazer a posição 6 do Futebol Clube do Porto!

De quem se fala: Sapunaru...este romeno do Steua pode vir por troca com um pacote de dispensaveis...pelo que li é um excelente lateral...não jogou o euro porque estava tapado por Cosmin Contra ; Pelé ou Suazo , bem....dois excelentes jogadores, não sei se será verdade que Mourinho não deseja o medio portgues, mas a vir seria uma mais valia, já Suazo seria um bom complemento para o ataque...ele e Lisandro seriam uma dor de cabeça; roland Linz, Jesualdo já o deseja desde que chegou ao Porto, seria o avançado para um jogo mais directo!Ibson?regrassa ou nao?Alan?pré epocadepois logo se vê!

Sporting

4-4-2 losango - 4-1-3-2 - 3-5-2

O Sporting ainda não perdeu nenhuma perola e para já tem sido so entradas que realmente tem acrescentado valor ao que já existia!
A saida de Moutinho irá provocar um vazio dificil de preencher, pois o capitão leonino é um jogador especial, não é estratosferico mas é de uma valor inquestionavel.
Já a saida de Veloso tambem iria provocar algumas dores de cabeça a Paulo Bento, contudo a falta de Moutinho iria ser mais sentida...Veloso faria falta tambem muito devido á sua polivalencia!

Entradas: Fabio Rochemback...o Roca está de volta, o Sporting volta a ter um jogador sem problemas para assumir a meia distancia (só Vuk e por vezes Izmailov o assumiam sem receio) , juntando este a Veloso , ficam dois jogadores com capacidade de passe longo digno de registo! Um jogador com uma mentalidade forte que penso que irá ter um papel fundamental para o meio campo leonino...vai tornar o meio campo mais robusto e com um poder de choque bem maior
Caneira: um dos maiores desejos de Paulo Bento, e percebe-se bem porquê...faz todas as posições da defesa, joga facil, e não erra muitas vezes! Reparem que quando Caneira assume a titularidade é dificil sair de lá por situações naturais (Bordeus, Benfica, valencia, Sporting). Sem Grimi será lateral esquerdo; com Grimi aposto numa dupla com Polga, Abel vai ter de estar sempre muito atento tambem.
Helder Postiga...Um avançado que combate a excessiva mobilidade dos restantes avançados sportinguistas, sabe jogar de costas e sabe servir companheiros...estou curioso para o ver no 1-4-4-2 de Paulo Bento a formar dupla com Liedson...penso que vai renascer!

De quem se fala :guarda redes...a falta de confiança em Patricio faz com que esta posição se veja como uma das reforçaveis...Eduardo Costa : este medio brasileiro já mostrou coisas boas na Europa mas nos ultimos anosnão tem mostrado tanto valor, seria para colmatar Veloso! Maniche e Pedro Mendes...creio que a sair uma das joias da coroa só viria um destes dois médios, ambos são fortes no passe, noremate, nas transiçoes, na temporizaçao (mais para substituir Moutinho)!Hugo Viana...o fogo de Hugo Viana já acalmou..não sei até que ponto seria util, apesar da qualidade do Jogador!

Benfica

Não faço ideia mas aposto num 4-1-3-2

A chegada de Quique Sanchez Flores ea sua estreia no campeonato faz com que eu não saiba bem quais os seus desejos para a proxima epoca no que ao sistema de jogo diz respeito...as contrataçoes apontam tanto para um 1-4-4-2 como para um 1-4-1-3-2 como para 1-4-2-3-1 (Quique em Espanha usava o 1-4-4-2 classico com extremos preferencialmente)...actualmente fala-se de avançados, medios centro e interior (alguns ja contratados), defesa lateral direito, e médios ofensivos...daí a minha duvida (isto ainda pode acabar num 1-4-3-3 o que só vemprovar a minha ignorancia)

Em termos de saidas, até ao momento o Bnefica perdeu Rodriguez, ams sobre este jogador e as suas caracteristicas já falei, apenas posso referir que ele teria já o seu lugar garantido...quer como "organizador" (o nome de Aimar veio á baila depois da saida) ou para uma das laterais ofensivas,a sua saida penso que não estava de todo nos planos e vai atrasar os planos de Rui Costa...já a saida de Butt parece totlamente irrelevante!

No que a entradas diz respeito o médio interior Amorim jáesta contratado e penso que vai ter de lutar muito para se impor no 11 da Luz, mas não deixa de ser uma opção válida...Jorge Ribeiro foi contratado para defesa-esquerdo...mas ele já não joga a defesa esquerdo há quase uma ano e ainda não deu uma prova irrefutavel da sua qualidade!Yebda..ele diz k faz 6 , 8 e 10 ...a ver vamos oque fazo frances contratado ao Le Mans no campeonato portugues...o campeonato francês tem uma vertente fisica e tactica que pode ser um trunfo para este jogador indicado por Quique Flores! Carlos Martins...medio centro, medio ofensivo, medio interior...esperam os benfiquistasque Martins mostre apenas o seu melhor e que deixe o feitioe alguns problemas fora da sua estadia da Luz...que tem talento tem...mas muitos tem e não sa bem usar correctamente!Balboa...pelo pouco que vi dele é um extremo...sem grandes truques mas de valor a nivel colectivo!

Não referi o que poderão fazer no Benfica porque não sei nem imagino como irá jogar o clube da Luz!

De quem se fala: bem...vou filtrar a lista a vou só colocar os nomes dos ultimos 2 dias :) (não percebo como se fala de tantos jogadores) Aimar ...o Palhaço é um jogador que tem sido apoquentado por lesões mas quando está bem tem muito valor e caracteristicas em posse de bola queo podem tornar fundamental e que podem criar desequilibrios na liga portuguesa! Miccolli....o bombardeiro a voltar seria o cumprir de um desejo dos benfiquistas (cantaram Mi Mi Miccoli na despedida do Rui Costa) é um craque...Ayala, penso que seria para suprir a saida de algum dos jogadores e ajudar no desenvolvimento de david Luiz...Seitaridis, o grego iria assumir o posto de defesa direito e obrigaria Nelson a ser o da primeira temporada! Albelda...este medio seria uma contratação praticamente sem margem de erro...bom no passe,lutador, lider! Codina...que papel para um dos suplentes de Casillas??, só vou lembrar que diego Lopez do Villarreal tambem o era...

Hoje vou ficar por aqui...no proximo post sobre o mercado de transferencias vou ser bem mais sucinto e vou apresentar os planteis (na altura das equipas) atraves daquelas imagens que os leitores tanto gostam (á la FM)

Espero que tenham gostado!
Um Abraço!
FMBP

Etiquetas:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

EU queria muito ver o Albeda e o Aimar no Benfica. Ambos seriam grandes contratações, e acima de tudo "Reforços".
Mais um belo texto FMBP :D
27 de junho de 2008 às 12:36  
Anonymous Anónimo Comentou...
em relação ao FCP, penso que entre Suazo e o Pele, este ultimo seria muito mais util tendo em conta o actual plantel.

no que diz respeito ao sporting, se estes conseguirem manter as suas perolas (mais moutinho do que veloso) penso que terá o melhor plantel dos últimos anos e vamos ouvir falar mt deste sporting no próximo ano.

quanto ao benfica... finalmente está a mexer-se bem no mercado de transferências (muito por culpa do maestro), mas também já me habituei a esperar apenas pelo dia em que as supostas contratações são apresentados e vestem a camisola do SLB para serem confirmadas.

Para terminar penso que se os 3 grandes assegurarem as contratações de que se fala, vamos ter um campeonato disputado até a última (isto se nenhum deles perder pontos "extra-futebol"), o que só é bom para o futebol português.
28 de junho de 2008 às 14:41  
Blogger Lumo ™ Comentou...
sobre os outros clubes não vou falar porque ninguem se interessa por eles, mas sobre o Sporting acho que está a contratar bons jogadores que poderão tapar algumas~´areas mais fracas na equipa (Postiga).
Como sempre bom texto.
Sayonara!!
2 de julho de 2008 às 16:09  
Blogger Kaká Comentou...
Esta época de defeso não nos trouxe nenhum,a aquisição que se diga que seja bombástica, restando-nos esperar pela saída (ou não) de Quaresma e a entrada (ou não) de um ou mais jogadores do clube de José Mourinho.
Penso que o treinador do Benfica pode ser uma agradável surpresa, faltando ver se os jogadores o acompanham.
Quanto ao Sporting, a contratação de Caneira foi a melhor, estando outras em vista para comaltar a saída de elememtos que foram importantes na época passada (Moutinho, Veloso, Tonel...).
Mais uma boa análise do nosso fmbp!!
Continua!!
2 de julho de 2008 às 21:58