http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
Mundo de Estadios - Maracana
publicado por FMBP a quarta-feira, 23 de julho de 2008

Depois Itália (San Siro) e Argentina (la Bombonera) e a pedido do Lumo hoje vou fazer um post acerca do Estadio Jornalista Mário Filho...mais conhecido por Estádio Maracanã.

O nome de Maracanã nasce do facto do estádio ter sido construido junto ao bairro com esse nome (já agora como nota de curiosidade Maracanã é uma especie de passáro).
O estádio tem como dono e gestor o governo do Rio de Janeiro o que possibilita que tantas equipas possam utilizar este palco para realizar os seus jogos (vasco da Gama, Flamengo,Fluminense e Botafogo, entre outras)

Este estádio começou a ser construido a 2 de Agosto de 1948 e tinha que estar prontissimo para o Mundial de 1950 (16 de Junho foi a data da Inauguração)...menos de 2 anos para construir algo tão imponente...poucos se acreditavam mas a verdade é que foi conseguido (embora com partes por terminar)

O Maracanã tinha capacidade para pouco mais 170,000 pessoas (numero oficial) contudo consta-se que na final entre o Brasil e o Uruguai do Mundial de 1950 estariam mais de 210.000 pessoas naquele recinto...grande parte dessas pessoas sairam cabisbaixas pois foi nesse dia que se sucedeu o MARACANAÇO (nome que se deu a essa derrota)

Após o Mundial durante um jogo de qualificaçao para o Mundial de 1958 estiveram 183.000 pagantes no estádio o que estabeleceu um recorde de bilhetes vendidos neste estádio

Em 1965 finalmente terminaram as partes que faltavam eo estádio finalmente ficou completo (17 anos para terminar algo que se fez em menos de 2 anos...no minimo engraçado)

Após a morte do Jornalista Mario Filho o nome do estádio foi alterado, contudo o nome Maracana nunca deixou de ser usado!

Foi neste estádio que PELE marcou o milesimo golo da sua carreira, na presença de 125,000 pessoas decorria o ano de 1969.

(equipa do Santos no dia do Golo 1000 de Pele)

Contudo com o passar dos anos e consequente degradação as condições para albergar tanta gente iam desaparecendo...e em 1992 uma bancada caiu provocando 3 mortos e mais de 50 feridos...a partir daí remodelação atrás de remodelação, redução atrás de redução e actualmente o Maracanã dá para albergar "apenas" 92,000 pessoas.

Agora com o Mundial de 2014 a ser realizado em terras brasileiras o Maracana vai-se preparar para receber a final do Mundial...Será a segunda vez que jogo de tal importancia sevai realizar no Maracana!

(o aspecto exterior do futuro do Maracanã)


O estádio Maracanã serve para muito mais do que futebol, realizando-se ali concertos, visitas de personalidades, exibições das mais variadas actividades (os Harlem Globetrotters actuaram ali perante 90,000 pessoas), jogos da selecção de volei...etc...etc...etc...



GIGANTE

Espero que tenham gostado
Um Abraço FMBP

PS:O Balanço ficou re-adiado (nova palavra) para amnha...

Etiquetas:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Blogger Fora de jogo Comentou...
Muito bom Post, parabens....


Não deixem de visitar e comentar: http://foradejogo08.blogspot.com/
23 de julho de 2008 às 13:55  
Blogger Lumo Comentou...
Sem dúvida que este é um dos estádios mais imponentes do mundo!
Deve ser fantástico estar a jogar perante uma plateia de 210 000 pessoas.
Já que aceitaste a minha sugestão anterior, para a proxima podes fazer sobre o do Sporting. ;)
Sayonara!!
23 de julho de 2008 às 14:40  
Blogger Kaká Comentou...
Este é o estádios mais fantásticos que existe no Mundo. Tem uma atmosfera única proporcionada pelos mais de 120 mil espectadores e que dá ao jogo uma outra emoção. Imaginem o que é jogar uma final de um Campeonato do Mundo com o estádio repleto de pessoas... Eu acho que deve ser arrepiante (no bom sentido).
Excelente trabalho, FMBP.
Continua.
24 de julho de 2008 às 13:52