http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
FUTEBOL SIMPLES
publicado por Joao Prates, a quarta-feira, 26 de novembro de 2008

No meu pensamento futebolístico o futebol é algo simples, nos dias de hoje como diz Manuel Cajuda, existe por ai cada nome :)
Para mim o futebol tem dois momentos, aquele em que tenho a bola e aquele em que tenho que andar atrás dela, é a partir desses momentos que defino as minha ideias de jogo.
Hoje vou escrever sobre o processo defensivo, aquele quando não tenho bola, sem ela os meus objectivos são primeiro ocupar bem os espaços para melhor defender a minha baliza e a partir dai recuperar a posse de bola, para mim esse processo começa logo assim que perco a bola, ou recuo para ocupar espaços, defendendo num bloco mais baixo ou faço logo pressão mas para isso preciso ter a equipa junta e num bloco alto, independentemente desses momentos o meu objectivo é impedir a construção ofensiva do adversário e anular jogadas de finalização e tendo conhecimento do adversário posso utilizar algumas estratégias como facilitar a circulação de bola por um jogador com mais dificuldades de decisão para no momento certo poder fazer a pressão para ganhar a posse bola, mas ao defender tem que existir sempre algo que não poderá acontecer, a minha equipa ficar em inferioridade numérica, o meu objectivo passa por levar a equipa adversaria para zonas do campo onde possamos criar superioridade numérica.Para que tudo isto aconteça existe alguns princípios importantes, a contenção, cobertura defensiva, o equilíbrio e a concentração.Embora muito mais coisas exista para falar são estes os que considero essenciais para bem defender, fazendo-o sempre colectivamente.

Etiquetas:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]