http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
O QUE É SER TREINADOR?O QUE É A SUA LIDERANÇA?
publicado por Joao Prates, a quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Este é um tema que posso apenas falar por mim e ouvir a opinião de outros colegas!Cada um tem de certeza a sua interpretação do que é ser treinador.
Ser treinador de futebol é para mim a profissão mais bela do mundo apesar de todas as dificuldades que existem nesta profissão, ser treinador de futebol actualmente, é mais que saber da parte técnico-táctica, é preciso ser gestor de recursos humanos, ser psicólogo, gestor financeiro, saber comunicar com a comunicação social, é uma profissão desgastante que nos leva a ficar só quando perdemos e com imensos amigos quando ganhamos, tão depressa somos bestiais como bestas a seguir, somos sempre criticados nas boas e más decisões, mas a nossa capacidade de liderança começa ai, na nossa capacidade de não nos deixarmos influenciar seja por quem for, continuar com o nosso ideal enquanto meio mundo nos critica, hoje as dificuldades que existem no futebol levam a que muitas vezes tenhamos que se sujeitar a determinadas coisas.
Enquanto treinador tenho as minhas ideias definidas, percebi esta época que muitas vezes neste mundo do futebol quer jogadores quer treinadores são tratados sem respeito mas por mais dificuldades que possa sentir o mais importante para mim é sentir-me bem comigo próprio.
A minha liderança é baseada em regras, enquanto treinador o meu barco será o mesmo dos jogadores que oriento e o caminho será o mesmo, não acredito em diferenças treinador-jogadores, sou apenas o líder e sei onde é o limite que nos distingue.
Uma das coisas que exijo sempre, é que no meu grupo não existe a palavra eu, só poderá existir o NÓS!
È o «NÓS» que nos leva a ficar mais perto dos nossos objectivos, só colectivamente poderemos ambicionar algo de positivo.
Não acredito em lideranças impostas ou com diferenças de tratamento, acredito em união, em lealdade, em respeito por todos, em olhar nos olhos e dizer o que sentimos, para o meu grupo de trabalho o balneário é local sagrado, é la que resolvemos os nossos problemas, as nossas duvidas e transformamos o eu no nós!
É claro que nada é perfeito e existe sempre problemas, no meu livro de regras e analisando sempre a situação, sei que um problema poderá custar o êxito, mas como num problema de saúde, erradica-lo é a melhor situação quando ele teima em persistir!
Acredito que o meu pensamento não será o mesmo de outros, alguns acharão bem,outros errados, alguns criticarão outros aplaudem, o importante é termos definido o que achamos correcto!
Saudações desportivas
Publicada por Joao Prates em Sexta-feira, Novembro 14

Etiquetas:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]