http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
O meu 3º bloco de notas
publicado por David Pereira a sábado, 6 de dezembro de 2008

Nos últimos tempos, Paulo Bento tem sido criticado pelas más exibições, ou pelo menos não muito exuberantes do Sporting, mas a verdade é que tem ganho jogos com alguma... tranquilidade.
Aquilo que a equipa leonina faz é um processo de jogo simples, coloca-se em vantagem por 1-0 ou 2-0 e limita-se a defendê-la, arrefecendo por completo os ritmos de jogo, é verdade que isto é um pouco secante, provoca bocejos, é aborrecido, mas quem se irá lembrar disto se em Maio tivermos uma imagem como esta?



Por vezes jogar bem, não é sinónimo de vitórias, os sportinguistas menos ferrenhos até podem preferir um grande espectáculo de futebol do que a uma vitória mas os mais ferrenhos não querem uma coisa nem outra, querem as duas.
Com esta Sporting a arrefecer tanto os ritmos de jogo e parar no 2-0 (ou mesmo 1-0), a equipa pode chegar menos cansada à fase final da época e conseguir ganhar ao sprint a corrida que é este campeonato.
Para fazer do meu argumento mais forte, posso lembrar-vos de um treinador que não fazia a equipa parar nem no 1-0 nem no 2-0 e que fazia-os procurar sempre mais e mais golos, mas no final aconteceu a tal famosa semana em que se perdeu o campeonato, a Taça UEFA e ainda a hipótese da entrada directa à Liga dos Campeões.
De quem falo? José Peseiro obviamente.

O que ficou na memória dessa época não foram as boas exibições, as goleadas ao Boavista (6-1) ou ao Rio Ave (5-0) mas sim a morte na praia que ocorreu na última semana.
Paulo Bento tem fama de fazer segundas voltas melhores que as primeiras, basta recordar as inúmeras vitórias consecutivas em 2005/2006, o fantástico futebol (que pro acaso também foi aliado a vitórias) de 2006/2007 em que o Sporting teria sido campeão se o campeonato tivesse mais uma ou duas jornadas... ou mesmo em 2007/2008 quando se saiu de um pesadelo para chegar a um mal menor, o 2º lugar.

Apenas peço ao Paulo Bento para continuar com o Sporting assim, este ano há menos jogos pois os leões já foram eliminados da Taça de Portugal e que Deus me perdoe de dizer isto, mas não acredito que o Sporting chegará muito longe Na Liga dos Campeões.

Espero que os adeptos compreendam e que olhem para um exemplo daquilo que o Sporting pode fazer, olhem para José Mourinho, considerado por muitos o melhor treinador do mundo mas só mais estúpido e ignorante é que dizem que os jogos das suas equipas não são um tédio.
Foi assim no FC Porto, no Chelsea e do pouco que assisti... está a ser assim no Inter.
Mas o importante é que quando o campeonato acaba, a sua equipa geralmente é sempre campeã.
No fundo, jogar bem é relativo, os jogadores trabalham dias e dias nos treinos para conseguirem vitórias jogo após jogo e jogar bem é trocar a bola e cumprir certos objectivos técnico-tácticos para no final do jogo ter mais golos marcados que o adversário.

Num campeonato em que o Benfica já se cansou muito, teve que virar o jogo com o Rio Ave e Setúbal, teve jogos disputados ao último minuto como Paços de Ferreira, Leixões, Estrela da Amadora, Naval, Vitória de Guimarães e FC Porto ou até um em que houve direito a prolongamento ou os jogos da Taça UEFA em que maioritariamente o Benfica não pôde descansar tempo nenhum. Por isto, acho que o Benfica chegará algo cansado à recta final do campeonato.
O FC Porto este ano está menos bom e o Leixões não me parece que dure muito tempo como primeiro classificado, por isso...

Etiquetas:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]