http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
O meu 6º bloco de notas | Estragar...
publicado por David Pereira a quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Já há quase dez anos que acompanho futebol e que gosto e em especial a Liga Portuguesa, e não deixo de reparar que muitos craques da Liga Portuguesa são contratados por um determinado clube e depois raramente se ouve falar deles, perdendo-se assim um jogador de qualidade na nossa principal liga de futebol assim como se estraga um futebolista com talento.

De que clube falo? Benfica!


Faceis eram os tempos em que o Alverca existiam, o Benfica foi lá buscar Yannick, Mantorras, Anderson Luiz, José Rui, Rodolfo Lima, Manu, Amoreirinha, entre outros...
Ora analisemos bem as contratações que desfalcaram um Alverca que embora seja um clube modesto, ainda me deu conta da cabeça muitas vezes já que em certas épocas tinha grandes resultados com Sporting... e até mesmo com Benfica e FC Porto.

- Yannick era um dos melhores guarda-redes da Liga Portuguesa, o Benfica contratou-o e desde aí o que vimos dele? Um jogo para uma pré-eliminatória da Liga dos Campeões com o Anderlecht e depois tem andado emigrado e nunca mais ouvimos falar dele.
Sinceramente, porquê estragar um guarda-redes destes num ano em que tinha o promissor Moreira e em que contrataram o internacional Quim.

- Mantorras até foi bem aproveitado nos primeiros tempos, depois vieram as lesões e ele nunca mais foi o mesmo. Admito que isso forçou a sua pouca utilização, mas sinceramente, para um jogador tão querido pela massa adepta, para um jogador que teve uma eficácia tremenda no ano do titulo e que nos poucos jogos que entra até marca e abana as coisas, porque não joga mais vezes?
Embora as lesões sejam a razão em 90% daquilo que se passou... o que é certo é que podia ser bem melhor adaptado.



- Anderson Luiz e Rodolfo Lima? É normal que nem se lembrem deles... fizeram boas épocas no Alverca e foram contratados pelo Benfica onde nem se chegaram a estrear.

- José Rui e Manu são sucessivamente emprestados, já provaram que têm qualidade mas não são aproveitados pelo seu clube... se calhar, o que lhes teria feito bem era terem ficado mais um ano no Alverca em vez de se sujeitarem a um desperdicio destes.

- Amoreirinha? Um central/lateral-direito de boa qualidade, que se fosse bem aproveitado poderia ser a solução para o problema que o Benfica tem nas laterais.


Mas o pior talvez nem são algumas destas contratações de quem não se ouve praticamente falar... o pior é quando o Benfica contrata jogadores a partir de Fevereiro a pensar na época que aí vem e esses jogadores nos jogos com o Benfica ainda nesse campeonato terem um fraco rendimento e na maioria dos casos quando chegarem lá pouco ou nada mostram, a Um exemplo é o caso de Alex quando em 2003 rumou do Moreirense ao Benfica!


Para além dos exemplos que já dei anteriormente penso que podemos usar outros já que a qualidade da 1ª Liga seria diferente se o Benfica não resolvesse fazer as seguintes contratações:
- Cabral (Belenenses)
- Cristiano (Beira-Mar)
- Carlitos (Estoril)
- Fernando Aguiar (Beira-Mar)
- Moretto (Vitória de Setúbal)
- José Fonte (Vitória de Setúbal)
- Marco Ferreira (Penafiel)
- Beto (Beira-Mar)
- Marcel (Académica)
- Manduca (Maritimo)
- Fábio Coentrão (Rio Ave)
- Makukula (Maritimo)


Isto para não falar de um exemplo que acho flagrante daquele que hoje podia ser um dos melhores jogadores do mundo e que poderia ter rendido muito mais dinheiro ao Benfica: o brasileiro Roger.



Se me acusarem de ser anti-benfiquista, pode ser verdade, mas nada do que eu disse foi mentira, tantos são os craques que contratam a torto e a direito, sem precisarem, e depois acabam por estragá-los.
Como é possivel um clube de média dimensão poder a vir lutar pelo titulo lado a lado com os grandes quando temos esta máquina de lhes extorquir jogadores chamada Benfica?

Se o FC Porto e o Sporting também o fazem... pode ser verdade! Mas com o Benfica é um exagero!

Etiquetas:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

Anonymous Anónimo Comentou...
Honestamente, acho que podias ter feito mais pesquisa sobre este assunto. No Benfica, é um exagero, como é em qualquer outro clube. E dou-te exemplos: no caso do Sporting, tivemos nomes como Mota, Elídio Silva, Edson, Wender, Pinilla, Farnerud, Kmet, Hanuch, Toñito, Stojkovic, Carlos Bueno, Skuravy, Jovan Kirovksy, Paredes, Rodrigo Tiui ou Pedro Silva; por seu lado, no Porto, tivemos nomes como Alan, Maciel, Elias, Pelé, Ezequias, Diogo Valente, Bruno Moraes, Diego, Luís Fabiano, Pizzi, Esnaider ou Pavlin. E digo-te estes nomes "de cabeça", se perdesse tempo a pesquisar, encontrava-te muitos mais.

Depois, dizeres que o Roger poderia ser um dos melhores do mundo... Só se for tecnicamente, porque, a nível de comportamento, essas esperanças "morriam" antes de sequer existirem...

Infelizmente, vejo apenas mais um post absolutamente tendencioso e penso que te provei que o Benfica exagera como exageram todos os outros - e isto é um facto, também é verdade. Uma coisa é seres anti-benfiquista, outra é vires demonstrar isso mesmo num blog que se diz sobre futebol, logo, requer alguma imparcialidade naquilo que se escreve.

É por este tipo de post que há tantas discussões estúpidas e inúteis sobre futebol - e só mesmo alguém que procura este tipo de confusão é que lhe pode chamar "uma boa discussão sobre futebol".
28 de janeiro de 2009 às 11:53  
Obviamente que este post é tendencioso e onde nem vale a pena dar a minha opinião...
O Vash já deu vários exemplos de jogadores desaproveitados.
28 de janeiro de 2009 às 14:12  
Blogger David Pereira Comentou...
Vash, eu falei só em exemplos nacionais... de jogadores que podiam estar na nossa 1ª Liga em grandes clubes se não se estragassem... olhando para o teu comentário...

Concordo no caso do Silva embora tenha sido aproveitado no primeiro ano.
Concordo no caso do Edson que pouco fez no Sporting.
No caso do Wender, teve menos de meia-época no Sporting e continuou na liga principal...
No caso do Toñito, foi utilizado nas primeiras épocas mas depois foi envelhecendo...
O Alan, Maciel, Ezequias, Elias, Diogo Valente ou Bruno Moraes também não demoraram muito a voltarem a um clube da liga portuguesa.


O que eu critico é o Benfica estragar os jogadores e estragar a liga portuguesa...

O Alverca quase que tinha um Dream Team se não fossem lá buscar ninguem...

Ou seja, falo de percas da liga portuguesa e de jogadores que sabiamos que tinham talento.
28 de janeiro de 2009 às 18:09  
Blogger David Pereira Comentou...
E depois não podemos comparar mal aproveitamento com falta de valor...

Pois falas-te em alguns jogadores que nem no meu Fabril eu os queria...
28 de janeiro de 2009 às 18:11  
O Roger saiu porque só fazia merda no balneário. O gajo era um arruaceiro!

PIADA DO ANO: O ALVERCA TINHA QUASE UMA DREAM TEAM HAHAHAHAHA essa matou-me
28 de janeiro de 2009 às 19:10  
Blogger David Pereira Comentou...
Dream Team se olharmos para o clube em si...

Vê só esta equipa...

Yannick/Paulo Santos/Ovchinnikov
Ricardo Esteves/Ricardo Carvalho
Amoreirinha/Verissimo
Caneira/Gaspar
Sousa/Marco Freitas
Maniche/Diogo/Pedro Martins/Tinaia
Nuno Assis/Kulkov/Peixe
Paulo Costa/Alhandra/André
Manu/Duda/Ivo Damas/Viveros
José Rui/Rodolfo Lima/Chiquinho Conde/Caju
Mantorras/Ramires/Anderson Luiz/Zeferino

Entre outros... foram jogadores bons e que passaram pelos grandes...
Não é o Dream Team que pensas de que eu falo mas são jogadores capazes de formar uma equipa europeia.


Pega lá nestes jogadores e forma lá a tua equipa ideal para veres que resultado tens...
28 de janeiro de 2009 às 20:09  
Anonymous Anónimo Comentou...
Essa do Alverca ter um Dream Team... Desculpa lá, nem o mais fanático adepto do Alverca alguma vez pensou uma coisa dessas...

Digas o que disseres, dês as voltas que dês, "inventes" as "dream teams" que inventares, este post não deixará de ser tendencioso e com um conteúdo do cariz anti-benfiquista - algo bastante grave para quem era suposto estar "apto" a escrever num blog sobre futebol EM GERAl e, como tal, ter o mínimo de imparcialidade. Eu até posso não gostar muito do Benfica (como sportinguista que sou), mas jamais escreveria um artigo deste tipo. O Benfica exagerou nessas contratações assim como o Sporting, o Porto e restantes clubes exageraram nas suas, em alguma altura da sua história. Assim, casos mais sonantes, tens o Real Madrid, quando foi buscar o Secretário, ou o Barcelona de Van Gaal, quando foi buscar a legião de holandeses. Desculpa lá, Jericho, mas este teu post não teve jeito nenhum - e agroa se percebe porque é que alguns se queixam que o Foot Fever está a "ir com os porcos"...
28 de janeiro de 2009 às 20:21  
Blogger Hugo Carvalho Comentou...
O jericho tens k admitir k tas a ser tendencioso.Como o Vash disse tanto slb,como fcp,como sporting estragaram jogadores.Va la continua e olha as tendencias.
28 de janeiro de 2009 às 21:42  
Blogger David Pereira Comentou...
Então tá bem...

Se o Veiga estivesse agora no Benfica eis as contratações de Inverno:
- Wesley e Beto (Leixões)
- Nené (Nacional)
- Desmarets (Vit. Guimarães)
- Anderson do Ó (Vit. Setúbal)


E depois... nunca mais ouviamos falar deles no nosso futebol...


Eu acho que o Benfica exagera neste tipo de contratações e já agora que vejo certos comentários...


O FootFever/AWP está aberto a candidatura para entrarem no blog e ajudarem, por isso, senão quiserem que "vá com os porcos" podem ajudar...
28 de janeiro de 2009 às 21:54  
Blogger Hugo Carvalho Comentou...
E depois nao es tendencioso.Sabes lá se ouvia-mos ou não so o tempo o diria.

- Cabral (Belenenses)retirado
- Cristiano (Beira-Mar)ta no beira mar
- Carlitos (Estoril)basileia
- Fernando Aguiar (Beira-Mar)gondomar
- Moretto (Vitória de Setúbal)slb
- José Fonte (Vitória de Setúbal)crystal palace
- Marco Ferreira (Penafiel)leiceister
- Beto (Beira-Mar)sion
- Marcel (Académica)japao
- Manduca (Maritimo)aek
- Fábio Coentrão (Rio Ave)rio ave
- Makukula (Maritimo)bolton
28 de janeiro de 2009 às 22:28  
Blogger David Pereira Comentou...
Resumindo HHH...

Desses 12 jogadores só um é que joga actualmente na 1ª Liga Portuguesa...
E o único que tem actualmente sucesso é o Carlitos no Basileia, embora isso não lhe tenha valido nenhuma internacionalização.
29 de janeiro de 2009 às 14:15  
Anonymous Anónimo Comentou...
Independentemente disso, continua a ser um post tendencioso e sem qualquer decência.
29 de janeiro de 2009 às 15:41  
Blogger naf Comentou...
Segundo jogo a titular no Bolton (o primeiro foi logo contra o Manchester Utd.!)

Vejam o vídeo (no link Fox Sport Videos) onde Makukula faz um remate/assistência para o primeiro golo do Bolton:
http://msn.foxsports.com/soccer/story/9147694/Blackburn-Rovers-2-2-Bolton-Wanderers

De facto o Makukula é jogador e foi desprezado no Benfica. Força! Às vezes é preciso ir para fora para ser reconhecido "em casa"... Falta o regesso à Selecção Nacional!

Grande Makukula!
29 de janeiro de 2009 às 17:43  
Anonymous Anónimo Comentou...
Anonimo, quando tiveres coragem de te identificar, dizes alguma coisa. Ate la, digo o que bem entendo. E pouco me interessa se achas que é merda ou nao.
30 de janeiro de 2009 às 17:18