http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
Dream Team #6 | Marcadores de Livres Directos
publicado por David Pereira a segunda-feira, 20 de abril de 2009

O "Dream Team" voltou, desta vez será sobre grandes marcadores de Livres Directos nos últimos anos, este Dream Team foi formado por mim, por isso é algo subjectivo, ora veremos...


Guarda-Redes:



Provavelmente muitos de vocês não conhecem um homem que está na foto, ele é o eterno guarda-redes e capitão do São Paulo, Rogério Ceni.
Na Europa pode não ser muito conhecido mas quem se interessa um pouco pelo futebol da América Latina sabe que este guarda-redes revolucionou um pouco o quotidiano de um "goleiro", pois este marca pontapés-livres.
E não é só o facto de marcar livres, mas sim também uma eficácia bastante alta de colocar a bola dentro da baliza do adversário, valendo a pena o risco que comete.


Defesa-Direito:



Vindo do Barcelona, temos um novo brasileiro, o lateral Daniel Alves. Confesso que esta foi mesmo a posição para o qual tive mais dificuldades em escolher alguém, sinceramente não me estava a recordar de nenhum defesa-direito dos últimos tempos que marque golos de livre-directo muitas vezes, pensei ainda em adaptar alguns mas acabei por me decidir por Daniel Alves, isto por me lembrar de várias bombas ainda ao serviço do Sevilla.


Defesas-Centrais:




Já lá vão os tempos é verdade, mas ainda me lembro de ver Fernando Hierro a marcar livres no Real Madrid, e lembro-me e alguns jogos em que ele, um defesa-central que por vezes bisava em certos jogos na marcação destas bolas paradas.
Entre os golos que marcou, destaco aquele no Mundial 1998 frente à Nigéria onde colocou a bola ao canto inferior.




Lembram-se dele? Exactamente, é ele mesmo, André Cruz. Durante 2000 e 2002 jogou no Sporting e foi fundamental para a conquista do titulo, marcando mesmo um ou dois golos (desculpem-me pela falta de memória) na vitória em Paranhos por 4-0 que em 1999/2000 deu o titulo de Campeão Nacional ao Sporting 18 anos depois.
O modo como se concentrava e colocava a bola por cima da barreira e a arrumava num canto ainda hoje está presente na memória dos sportinguistas.


Defesa-Equerdo:



Por muitos bons marcadores de livres que hajam, na posição de defesa-esquerdo há um que se destaca dos outros, tanto pelos golos que marcava no Real Madrid como na Selecção Brasileira, ele mesmo, Roberto Carlos, actualmente no Fenerbahçe.
Podia ser junto à àrea, a 20, 30 ou 40 metros, o brasileiro resolvia tudo à bomba e isso valeu-lhe um estatuto de rematedor temido.
Recomendo verem o golo que marcou à França num particular em 1997.


Médio-Direito:



Provavelmente o melhor marcador de livres britânico de todos os tempos, David Beckham contribui com muitos golos de livre para a vitória do Manchester United na Liga dos Campeões em 1999.
Geralmente coloca a bola com muita precisão e técnica mas igualmente com força no canto da baliza, deixando o guarda-redes literalmente especado a olhar para o esférico.


Médios-Centro:




Sem nunca ter passado por um tubarão europeu, o que é facto é que foi um dos simbolos de um clube francês que está muito perto desses tubarões, o Lyon, falo obviamente de Juninho.
Juninho nunca se estabeleceu na selecção brasileira, mas brilhou no Lyon, tendo estado presente dos sete campeonatos que o clube conquistou nos últimos sete anos, curiosamente, os únicos da história do emblema francês.
Os seus livres podem ser marcados umas vezes mais em geito e outras vezes mais em força mas é sempre um perigo para as balizas contrárias.




Incrivel, este é o oitavo jogador de que falo e o sexto brasileiro, dá mesmo para ver que nesse país se nasce com uma bola nos pés.
Como podem ter visto na imagem, este jogador é Ronaldinho, começou a dar nas vistas ao mais alto nivel no Mundial 2002, marcou pela selecção brasileira, marcou pelo Paris SG e especialmente marcou pelo Barcelona, tendo sido um dos melhores marcadores do campeonato espanhol em vários anos.
Um livre seu perto da grande àrea é geralmente quase tão bem aproveitado como se tratasse de uma grande penalidade.


Médio-Esquerdo:



Embora jogue preferencialmente sobre a direita, hoje adaptei-o ao lado esquerdo, Luis Figo era, ou melhor, ainda é um execlente executante de livres directos, tendo marcados golos sensacionais sobretudo ao serviço do Barcelona e do Real Madrid.
Os bons desempenhos na marcação deste tipo de bolas paradas ajudaram a que fosse coroado em 2001 como o melhor jogador do mundo.


Avançados:



Sempre fiel à Juventus, Del Piero é um marcador de bolas paradas de classe mundial, sendo livres, cantos ou até penaltys, ajudando a "Vechia Signora" aos triunfos alcançados na última década e meia, e mesmo com 33 anos, o ano passado foi o melhor marcador da Série A Italiana com 21 golos, muitos deles apontados como? Exactamente, de livre directo.




Não tanto por ter marcado muitos golos mas mais pelo estilo inovador que implantou, com o famoso "Rocket", Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do mundo de 2008 tinha de estar presente nesta equipa.
Neste pontapé inovador a bola sobe quase que picada e desce com uma velocidade e força alucinante acabando por cair nas redes adversárias ou pelo menos passar lá perto.


Como é óbvio, podem haver coisas com que não concordem, mas como digo, esta é a minha opinião, altamente subjectiva. Jogadores como Deco, Simão, Alex, Gerrard, Lampard, Zidane, Pirlo, entre outros, podiam fazer parte desta equipa mas acabei por escolher estes.

Etiquetas:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

Blogger Hugo Carvalho Comentou...
Muito boa crónica. O ceni tem um recorde qualquer de golos de livre. Concordo com quase todos o Gerrard merecia tar aqui mas a concorrencia era forte na sua posição.
20 de abril de 2009 às 00:05  
Blogger FMBP Comentou...
consegues inventar sempre qualquer coisa interessante para escrever...
falta o chilavert na baliza( n sei se é do teu tempo)

excelente artigo...espero que continue
20 de abril de 2009 às 00:08  
Blogger David Pereira Comentou...
Conheço o Chilavert mas prefiro o Ceni...
20 de abril de 2009 às 14:12  
Anonymous Anónimo Comentou...
como te eskeceste de mihajlovic? Naldo? Pirlo? beckham? hasselbaink, henry
15 de agosto de 2010 às 17:01  
Blogger ... Comentou...
Falas do hierro mas no tempo em que ele jogava havia n melhores que ele a marcar livres ... Um nome: Sinisa Mihajlovic
14 de junho de 2012 às 18:10