http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
Cronicas de Miguel Alexandre Pereira #1 - Desporto no Feminino
publicado por Miguel A. Pereira a sábado, 2 de maio de 2009

Finalmente a minha estreia aqui no Portal Futebol! Para quem não me conhece chamo-me Miguel Alexandre Pereira (como podem ver no nick), tenho 19 anos, e sou administrador do Wrestling Fever e tenho um blogue pessoal chamado Um Mar de Recordações. Vou fazer algumas reflexões sobre o desporto em si, no qual darei primazia a assuntos que são pertinentes. Mas atenção! As surpresas poderão estar para vir!


Desporto no Feminino


Ora antes de tudo será de todo pertinente a leitura e análise de um qualquer jornal desportivo. Nota algo em falta? Talvez algum desporto. Não, tenho a certeza que a maior parte estará por aí. Talvez falte falar sobre a grande estrela do desporto actualidade. Também não, lá está ele na primeira página! Então afinal o que é que falta? É simples, o que falta única e simplesmente é a presença feminina nesse mesmo jornal! É uma calamidade a importância que é dada ao desporto feminino pelos meios de comunicação. Quando é dado são duas ou três páginas nada mais que isso e terá que ser um feito a nível mundial porque se não essa notícia é simplesmente esquecida e desprezada.

É, sem dúvida, um ultraje para o desporto no mundo feminino ser desprezado desta maneira. Existe três desportos que tem conseguido fugir a regra deste machismo puro e duro, passo então a frisa-lo: atletismo (onde também se pode enquadrar o triatlo e o triplo salto), o tennis e o judo. Falo de nomes como: Fernanda Ribeiro, Michelle Brito, Naide Gomes, Neuza Silva, Rosa Mota, Vanessa Fernandes ou Telma Monteiro. Sete nomes, obvio que falo dos maiores, mas pouco mais é frisado. Em 60 páginas soa-me a muito pouco, muito pouco mesmo…

Em, Portugal, existe um desconhecimento mais que evidente no que toca a mulher no desporto e porquê? Pelos vistos Portugal só tem atletas no masculino! Ou será que só os homens sabem fazer desporto nacional? Ora se formos ver a nossa história no desporto feminino recentemente temos medalhistas nos Jogos Olímpicos, temos uma representante lusa no primeiro lugar mundial em triatlo e temos uma rapariga de apenas 15 anos que já vence grandes tenistas a nível mundial! Isto é só a nível de exemplo, e julgo que já não é pouco, eu pergunto-me o que é que os homens apresentam de melhor. Porque tão pouco destaque se os resultados são bons?
Há uma repulsa e uma vergonha em expressar os grandes feitos da mulher de uma sociedade que se honra em ser machista, até quando Portugal? Até quando?

(Podem também ver este texto em: http://miguel7.blogs.sapo.pt/17677.html)


Hoje fico-me por aqui! Bom fim-de-semana!

Etiquetas:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Não é propriamente um preconceito machista mas...

O futebol tem mais espectáculo com homens a jogar, o ténis masculino tem muita mais velocidade e agressividade, o basketball a mesma coisa, no próprio atletismo e natação os recordes são todos masculinos... e depois foram os homens que começaram a praticar os primeiros desportos.
2 de maio de 2009 às 00:07  
Blogger HHH Comentou...
Grande Miguel :) É bom ver-te por aqui :)As mulheres também tem o seu lugar no desporto mas maior parte dos desportos são mais mediatizados no sector masculino tipo futebol,basket entre ouros. Continua.
2 de maio de 2009 às 00:21  
Blogger Jimmy Comentou...
miguel, escreve-se feminino xD
2 de maio de 2009 às 12:37  
Ups... tens razão Jimmy, isto é o que dar fazer as coisas a pressa!

Obrigado pelo aviso, será alterado =)
2 de maio de 2009 às 15:26