http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
Discurso Livre #1: O Rumo Leonino
publicado por Priceless a sexta-feira, 15 de maio de 2009

Olá a todos, o meu nome é Tiago Barbosa e tenho 16 anos, já escrevi no AWP e XBooker e sou, a partir de hoje, o novo cronista do Portal Futebol e espero sinceramente que apreciem as reflexões que vos trarei sempre que achar necessário e o tema da minha crónica inaugural irá abordar a recente situação do Sporting Clube de Portugal que está em tempo de eleições para eleger um novo presidente.



Nestes últimos anos, o Sporting teve uma direcção mais focalizada no sector financeiro do clube do que no sector desportivo e competitivo, propriamente e isso fez com que os sportinguistas começassem a se contentar com um segundo lugar, mas, meus senhores, onde está aquela garra leonina, aquela vontade de vencer?
Sempre que uma nova época se inicia, os adeptos já estão mentalizados de que a equipa não irá conseguir mais do que o segundo lugar e isto tem deitado a moral do clube por terra, mas o que estará mal no clube?


" Será pela falta de qualidade da equipa? "

Resposta: Esta afirmação poderá ter alguma veracidade e eu explico, a equipa do Sporting é das mais jovens do campeonato português e até da Europa e como é óbvio, os jogadores ainda estão num processo de evolução e de amadurecimento e poderão não estar ainda no seu melhor e não ter ainda a responsabilidade que jogadores mais experientes terão, mas a verdade é que a maioria tem bastante qualidade e já demonstram uma boa maturidade para a sua idade, logo o grande problema não deverá ser este.



" Será pela falta de investimento no futebol? "

Resposta: Penso que esta afirmação é completamente disparatada, já que o Sporting investe a maior parte do seu dinheiro no futebol e na minha opinião, até devia apoiar mais outras modalidades do clube, como o andebol e futsal.



" Será pela falta de nomes sonantes na equipa? "

Resposta: Sinceramente, julgo que o Sporting poderia reforçar melhor no mercado de verão do que tem feito nestes últimos dois anos, mas mesmo assim penso que esta não é a verdadeira causa para a crise no Sporting visto que o Benfica tem bastantes "estrelas" no seu plantel e está a fazer uma pior época do que a do SCP.



" Será culpa do treinador? "

Resposta: Bingo! Chegamos ao grande problema, o "shôr" Paulo Bento, a maioria dos adeptos gosta do homem e eu não sou dos que não gosta, mas simplesmente entendo que o trajecto dele como treinador do Sporting tem de chegar ao fim porque o senhor insiste nas mesmas tácticas á três anos consecutivos, continua com as mesmas embirrações e assim é que o clube não irá evoluir, mas penso que Paulo Bento é um treinador promissor, mas mesmo assim, está na altura de "renovar" o Sporting.


E eis que descobrimos o grande problema do Sporting, na minha opinião, que é o seu próprio treinador, Paulo Bento e se me perguntassem qual seria o treinador que gostava de ver no Sporting, iria indicar o nome de Jorge Jesus porque acho que teria tudo para singrar em Alvalade e este senhor é um treinador que gosta de experimentar novas tácticas e que não demonstra ter um feitio tão difícil quanto o de Paulo Bento.
E para terminar e visto que estamos em época de eleições presidenciais no Sporting, como já havia referido anteriormente, gostaria de demonstrar o meu apoio para com Dias Ferreira que, na minha opinião, deveria ser o próximo presidente do Universo Leonino.



" Com tranquilidade, não vamos lá, Bento! "

Etiquetas:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Blogger Hugo HHH Comentou...
Boa crónica :) Discordo quando dizes que o Sportin contratou mal nestes 2 mercados visto que sairam de la jogadores como vuckevic e izmailov.De resto concordo com tudo!
15 de maio de 2009 às 00:24  
Blogger Tiago Barbosa Comentou...
Tens razão, mas o Izmailov está sempre no estaleiro e o Vuk é um grande jogador, mas que não é jogador para o Sporting porque tem de ser ele a puxar pela equipa e um sozinho não pode fazer tudo.
15 de maio de 2009 às 00:29  
Não me parece que a culpa seja do treinador, quando havia Peseiro ou Fernando Santos ainda era pior.

Paulo Bento tem batido recordes positivos, foi o único treinador que levou o Sporting à 2ª fase da Liga dos Campeões, nunca perdeu para a Taça de Portugal e já lá vão quase quatro anos, aposta na juventude, não exige os reforços que outros exigem e ainda tem uma grande margem de progressão.
Relembro que em 2007 foi pela mão de Ronny (do Paços de Ferreira) que não chegámos lá... e que não somos os únicos no campeonato, também há um FC Porto que está muito bem.

Para mim o problema é alguma falta de maturidade de jovens que desanimam muito quando sofrem um golo e acabam por consentir mais, como foi o caso das goleadas com o Barça e Bayern. É isso e o FC Porto andar muito bem...

O Sporting dos três grandes é o que tem menos historial a nivel de futebol, é o que tem menos os adeptos consigo, é o que tem orçamento mais reduzido, é o que tem a equipa mais jovem e acho normal os 2ºs lugares.

Sobre a táctica, é verdade que pode começar a ser assimilada pelos adversários mas não me parece que seja esse o problema, se o Sporting jogasse sempre como por vezes tem jogado venceria muitos mais jogos.
15 de maio de 2009 às 14:30