http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
Esquema tático do Wolfsburg campeão alemão
publicado por Esquemas Táticos a sábado, 23 de maio de 2009

Com uma goleada de 5 a 1 no Werder Bremen, o Wolfsburg é o campeão alemão 2009. O Wolfsburg jogou no 4-4-2 ou, mais detalhadamente, no 4-3-1-2 ou 4-1-3-2, já que seus volantes laterais atuam como meias ou vice-versa.



Análise tática

O Wolfsburg apresentou uma formação com quatro jogadores na defesa: Schäfer (lateral-esquerdo), Bazargli (zagueiro pela esquerda), Madlung (zagueiro pela direita) e Riether (lateral-direito). Em relação à última partida, houve a mudança de Riether, então volante recuado, para a lateral direita, deslocando Hasebe para a meia-direita. Aliás, Hasebe começou o jogo contra o Werder Bremen na lateral, mas logo foi adiantado. O lateral-esquerdo Schäfer (convocado para a seleção alemã) é muito bom nas funções de defesa e apoio ao ataque. Ele passa bem, cruza bem e consegue fazer boas tabelas com Misimovic, Gentner e Grafite na frente. Riether fica mais preso atrás.

O meio-campo teve uma formação em losango: Josué como volante de contenção, Hasebe como volante e meia pela direita e Gentner como meia e volante pela esquerda, além de Misimovic à frente, deslocando-se pelos dois lados do meio-campo. Como eu já havia dito na outra análise que fiz do Wolfsburg, Misimovic é o mais técnico da equipe: conduz bem a bola, dribla e dá bons passes. Como se desloca, faz tabelas com Gentner e Schäfer do lado esquerdo, e com Hasebe e Grafite pelo lado direito. Josué dá consistência ao sistema defensivo porque marca bem e também apresenta-se para iniciar a saída de bola do Wolfsburg.

No ataque, Grafite e Dzeko são bons finalizadores, mas Grafite é muito mais técnico. Tanto que, como foi dito anteriormente, faz muitas tabelas dos lados esquerdo e direito do ataque. Além disso, conduz bem a bola e tem força. Dzeko faz mais o papel de atacante de área, enquanto Grafite se desloca mais.

Leia também:

Esquema tático do Wolfsburg.

Análise tática de Shakhtar Donetsk 2 x 1 Werder Bremen.

Esquema tático do Barcelona Campeão Espanhol 2009.

Esquema tático do Manchester Campeão Inglês 2009.

Esquema tática da Internazionale Campeã Italiana 2009.

*Esta análise tática também está disponível no blog Esquemas Táticos, onde estão podem ser encontradas outras análises táticas de equipas européias, brasileiras e sul-americanas.

Etiquetas: , , , , , , , , , ,

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Estaremos a olhar para um gigante ou a mais uma equipa que faz bons resultados num ano e no outro vai-se abaixo?

Não me parece ter grandes nomes no plantel e os mais sonantes devem desaparecer para as grandes ligas europeias.

O Diego Benaglio, bom guarda-redes... velhos tempos em que ele andava pelo Nacional.
23 de maio de 2009 às 23:12