http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
O FC Porto e o Tetra Campeonato...
publicado por Francisco Silva a sexta-feira, 8 de maio de 2009

Uma coisa é certa. Mais tarde ou mais cedo, o FC Porto vai sagrar-se Tetra Campeão Nacional. A questão que se levanta é se será neste jogo de Domingo ou noutro.

No entanto, esta equipa que actualmente pratica um futebol de alto nível, tem tido alguns contratempos, como as lesões de Hulk, Lucho González e até mesmo, Raúl Meireles.

Mas comecemos pelo início... o início da época quando o FC Porto não jogava como nas épocas transactas, chegando-se mesmo a pensar que vinha a ser eliminado da Liga dos Campeões, na Fase de Grupos. No entanto, não aconteceu e ainda bem para todos os adeptos do FC Porto e do Futebol Português.

É nesta semana que os adeptos do FC Porto têm de ser o 12º jogador. Basta de assobios, de tentativas de desvalorizar o trabalho de um técnico que muito tem dado ao FC Porto. Está na hora de todos os portistas se unirem, os que gostem do Jesualdo ou os que não gostam. Os que acham o Farías talentoso ou os que o acham uma nulidade. Os que preferem o 4-3-3 ou os que achem o 4-4-2 mais adequado.

Como adepto de futebol, se há alguém a quem encomendaria as faixas para se sagrar campeão, era ao FC Porto, pelo muito bom futebol que tem demonstrado, não só nas competições internas, mas também externas. É de facto, um FC Porto diferente.

Um FC Porto que sabe jogar em contra-ataque com transições ofensivas muito rápidas. Tem um médio defensivo, ou pivot, como queiram, que sabe recuperar bem e distribuir bem. Falo de Fernando, que tem tido uma evolução fantástica. Na defesa, dois grandes centrais. Bruno Alves e Rolando que ''varrem'' completamente o jogo aéreo e que sabem sair com bola para o ataque e servir os companheiros. Dois bons laterais, com Cissokho na esquerda e Fucile na direita, para maior consistência, já que são dois bons laterais a atacar e a cruzar. E a defender, é claro. No meio-campo, com as fenomenais assistências de Raúl Meireles e Lucho González, também eles muito tecnicistas e de um valor muito impressionante. Na frente, Hulk na direita, Rodríguez pela esquerda a imprimir muita velocidade ao jogo para ''bombardear'' Lisandro López no centro do terreno, que também vem buscar muito jogo atrás, inclusive ajuda a defender.

É uma equipa de sonho traída pelo próprio sonho, ainda que injustamente. Falemos num caso em concreto, na Liga dos Campeões. Os ''dragões'' têm equipa para derrubar o Manchester United, que na primeira mão levou uma lição táctica. No entanto, os ''azuis-e-brancos'' foram traídos por um mão passe de Bruno Alves, que muito provavelmente faria com que o FC Porto alcancasse a sua primeira vitória em terras britânicas e tivesse inclusive passado à próxima eliminatória. Internamente, o FC Porto domina, para muita infelicidade minha, pois gostava de um Futebol Português mais competitivo. E por isso, extarnamente era onde o FC Porto iria apostar com mais evidência e injustamente viu-se traido por um dos melhores jogadores do mundo... na pior altura.



Quem vê estas dois capas, percebe logo o quanto subiu o rendimento e trabalho do FC Porto. Na primeira, intitulada de ''Até mete dó'', o FC Porto estava em crise, após esta sua terceira derrota, frente à Naval. Na segunda imagem, relativamente recente, o FC Porto embala para a conquista de que falamos nesta crónica, após a goleada nos Barreiros por 0-3.

Concentramos-nos no dia 1 de Novembro de 2008. O FC Porto deslocava-se ao terreno da Naval 1º de Maio, onde chegou a perder por 1-0. Golo de Daniel, aos 54 minutos. 36 jogos depois, 6 meses depois, concentramos-nos no dia 3 de Maio de 2009. O FC Porto deslocava-se ao terreno do Marítimo, onde venceu e goleou por 0-3. Golos de Raúl Meireles, Rolando e Tomás Costa. Entre estes dois jogos, o FC Porto registou apenas 4 derrotas, 7 empates e 25 vitórias. Mérito do treinador, Jesualdo Ferreira que prepara-se para fazer a sua melhor época ao serviço do FC Porto. Pode alcançar o Tetra, Taça de Portugal e já foi mais longe na Liga dos Campeões, aos Quartos-de-Final. No final de tudo, podemos concluir que é a mística... a mística vencedora.

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Sê bem-vindo!


Sem dúvida uma grande crónica, por muito que me custe a admitir o FC Porto é a melhor equipa de Portugal actualmente e não demorará 20 anos a ultrapassar o Benfica em titulos nacionais.

Merecem o tetra e para o ano avizinha-se novo penta...


Para mim é pena... mas eles merecem!
8 de maio de 2009 às 21:06  
Blogger El Kun Comentou...
HA POIS MERECEMOS xD

CAMPEOES CAMPEOES (8) xD

PORTUGAL DEVIA DE SER GOVERNADO PELO PINTO DA COSTA, ASSIM SAIAMOS DA CRISE NA BOA XD
9 de maio de 2009 às 00:34  
Anonymous Anónimo Comentou...
PORTO!!!!!!!!!!
O PORTO E SEM DUVIDA A MELHOR EQUIPA DA GALAXIA!!!
I LOVE F.C.PORTO!!!
PS:
FALCAO ES O MEU IDOLO!!!
TE ADORO


ESCRITO POR:PORTISTA DESDE NASCENÇA ATE A MORTE...AND FANATICA 4EVER
6 de maio de 2010 às 17:59