http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
Esquema tático dos Estados Unidos
publicado por Esquemas Táticos a terça-feira, 23 de junho de 2009

Os Estados Unidos classificaram-se para a semifinal contra a Espanha na Copa das Confederações após ser derrotado pela Itália (3 a 1) e pelo Brasil (3 a 0), e vencer o Egito (3 a 0). Os Estados Unidos joga no 4-4-1-1, com constantes avanços dos meias que jogam abertos. A análise tática que se segue é baseada nos jogos contra o Brasil e contra a Itália.



O time americano tem jogadores que se caracterizam mais pela força física que pela agilidade. Os EEUU jogam com duas linhas. A linha defensiva tem dois laterais (Spector, pela direita, e Bornstein, pela esquerda) que sobem pouco. A defesa é alta e forte, mas muito lenta. É bom lembrar que o forte da seleção espanhola é a troca de passes entre jogadores muito leves. Cruzar bolas na área norte-americana pode ser bem improdutivo.

O meio-campo organiza uma primeira linha defensiva quando o time perde a bola. Os jogadores centrais deste setor (Bradley e Kljestan) são também muito fortes fisicamente, mas têm pouca qualidade técnica. São volantes destrutivos apenas. Já os meias que jogam pelos lados são as exceções em relação à regra da seleção norte-americana: são leves e ágeis. Beasley (esquerda) e Donovan (direita) são rápidos e apóiam o ataque entrando pelos lados e em diagonal pelo centro do ataque. Donovan é o principal jogador do time.

Ataque que é formado por Altidore, que joga praticamente isolado como centroavante. Dempsey tem a dupla função de ser o segundo atacante, jogando atrás de Altidore, e meia pelo centro, voltando para marcar quando o time perde a bola. Seu papel é importante porque ele pode recompor o meio-campo quando Beasley ou Donovan estão no papel de atacantes.


Leia também:

Esquema tático da Espanha.

Esquema tático da Nova Zelândia.

Esquema tático do Brasil.

Esquema tático de Portugal.

Esquema tático da Holanda.

Esquema tático da Noruega.

Esquema tático da Argentina.

Esquema tático do Uruguai.

Esquema tático da Colômbia.

Esquema tático da Albânia.

Esquema tático do Egito.

* Mais análises táticas de seleções e de clubes europeus, brasileiros e sul-americanos podem ser encontradas no blog Esquemas Táticos.

Etiquetas: , , , , , ,

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]