http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
Futebol “versus” cinema
publicado por Filipe Machado a domingo, 14 de junho de 2009

Foi com alguma surpresa que recebi o convite do administrador David “Jericho” Pereira para falar, neste espaço, sobre filmes que tenham como temática central, ou transversal, o futebol. É verdade que tenho um blogue dedicado exclusivamente à chamada sétima arte (Additional Camera), porém proliferam pela Internet muitos outras pessoas com mais ou menos experiência e conhecimento do que eu sobre esse interessante assunto. Devo dizer que estou extremamente honrado em poder partilhar a minha paixão convosco, até porque também sou um grande amante do desporto-rei.
Não pretendo impor aqui a minha opinião, mas sim estimular os leitores a ver ou conhecer e a debater os filmes com ou sobre o futebol. Como em qualquer outro acto de prazer, o que procuro é dar e receber. Aos administradores do Portal Futebol, o meu mais sincero obrigado por esta oportunidade!

Apesar da sua popularidade em todo o mundo, o futebol não tem sido muito jogado no cinema. Infelizmente, os filmes sobre futebol nunca foram um fenómeno significativo, nem sequer regular, mesmo que algumas películas tenham deixado as suas marcas, como por exemplo o documentário Goal! World Cup 1966, de Ross Devenish e Abinine Dino. Na verdade, a crescente importância do futebol nas televisões, alicerçada pelas relações económicas entre desporto, televisão e publicidade, faz com que a eventual adaptação do futebol pelo cinema se revele, no plano da produção, pouco atraente. Em todo o caso, fica uma dúvida que é, simultaneamente, artística e financeira: até que ponto o cinema pode, ou é capaz, de dar a ver o futebol de modo a superar os muitos lugares-comuns com que a televisão o enquadra e promove? Sabemos que nada pode substituir as emoções de um grande jogo visto, em directo, pela televisão. Mas faltam-nos histórias (e filmes) sobre o mais poderoso desporto do mundo.
Mesmo assim, tentarei apresentar de uma forma informal todos os produtos saídos da indústria cinematográfica que sejam dignos de registo, quer sejam eles contemporâneos ou mais antigos.

Etiquetas: ,

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Blogger Hugo HHH Comentou...
Bem vindo.Continua gostei deste espaço :)
14 de junho de 2009 às 22:34  
Sê bem-vindo! Vou gostar deste espaço!
15 de junho de 2009 às 00:15  
Blogger Filipe Machado Comentou...
Obrigado pelo incentivo. Abraço!
15 de junho de 2009 às 18:25