http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
Dragão Force I: Onze e figuras do ano
publicado por SKJ a quinta-feira, 4 de junho de 2009

Agora que a época chegou ao fim, decidi escolher aqueles que para mim foram as figuras desta época no nosso campeonato, formando o melhor onze, escolhendo outras figuras que se destacaram, bem como os melhores treinadores. Sem mais demoras vamos às minhas escolhas...

GR: Beto. Destaco o guarda-redes do Leixões, porque foi ele um dos grandes responsáveis pela excelente prestação da sua equipa, principalmente, na primeira metade da época, em que durante várias semanas foi primeiro. Com certeza irá dar o salto para uma equipa maior...

DD: João Pereira. O melhor defesa direito a actuar em Portugal e com a lesão do Paulo Ferreira, a má forma do Miguel e a "falta de vontade" do Bosingwa jogar na selecção, parece-me que estava na altura do professor Carlos Queiroz o convocar para a selecção.

DC: Bruno Alves. Foi o grande defesa da época e também um dos melhores jogadores, bem como uma das figuras maiores do Porto. Sem dúvida um grande central (mais um que o Porto forma) que, infelizmente, deve sair no final da época.

DC: Rolando. Poderia escolher vários parceiros para o Bruno Alves, mas penso que o Rolando é o ideal, pois formaram a melhor dupla de centrais do campeonato. Incrível como no ano passado jogava no Belenenses, chegou ao Porto e manteve a postura e qualidade... um excelente jogador.

DE: Alonso. Uma das figuras do Nacional, que ajudou a equipa a obter os resultados que conseguiu. Ataca melhor do que defende, é verdade, mas foi bastante importante para a sua equipa e não houve outro que mostrasse a regularidade que ele mostrou.

MD: Bruno China. Outra das figuras do Leixões, que não deve ficar no clube por muito tempo. Fez uma primeira volta fantástica, mas a equipa não o ajudou a fazer o mesmo na segunda. Mesmo assim, um grande jogador...

MC: João Moutinho. O senhor regularidade do Sporting. Regularidade e a jogar bem. É um jogador que muito admiro e que já é, apesar da idade, um dos símbolos do Sporting e o estandarte da sua Academia.

MC: Raul Meireles. Foi, para mim, o melhor jogador do Porto e o melhor jogador da época. Mostrou grande regularidade, grande nível de forma e nos momentos decisivos, quando outros jogadores se lesionaram, foi ele que apareceu. Um grande jogador, que o Porto ajudou a crescer.

Ala: Alan. Uma das grandes figuras da época do Braga, e um dos jogadores fundamentais no principio de época e na campanha europeia da equipa. Não foi tão regular como em época passadas, mas foi preponderante.

Ala: Hulk. A grande revelação do campeonato. Mais um jogador que o Porto ajudou a crescer e poderá ser, num futuro próximo, um dos grandes jogadores do Mundo. Mas penso que para isso terá que ser humilde e, talvez, ficar no Porto para aperfeiçoar o seu jogo e só depois poder dar o salto.

PL: Nené. Foi, também ele, uma revelação. O Nacional foi descobri-lo numa "equipa B" do Cruzeiro que vinha à Europa para vender os jogadores excedentários do clube. Quem ficou a lucrar foi o Nacional, que adquiriu o melhor marcador do campeonato e fará, certamente, uma excelente venda. Um jogador fantástico...

Outras figuras:

  • Académica: Boris Peskovic e Nuno Piloto.
  • Belenenses: José Pedro.
  • Benfica: Maxi Pereira, Miguel Vítor e Ruben Amorim.
  • Braga: Eduardo, Evaldo, Luís Aguiar, Meyong e Rentería.
  • Estrela da Amadora: Nelson, Nuno André Coelho e Varela.
  • Leixões: Hugo Morais, Braga, Diogo Valente e Wesley.
  • Marítimo: Paulo Jorge e Djalma.
  • Nacional: Rafael Bracalli, Ruben Micael e Mateus.
  • Naval: Diego e Marcelinho.
  • P. Ferreira: Rui Miguel, Cristiano e William.
  • Porto: Cissokho, Fernando e Cristián Rodríguez.
  • Rio Ave: Fábio Coentrão e Yazalde.
  • Sporting: Daniel Carriço, Pereirinha e Izmailov.
  • Trofense: Tiago Pinto, Hélder Barbosa e Hugo Leal.
  • V. Guimarães: Nuno Assis.
  • V. Setúbal: Leandro Lima e Bruno Gama.

Treinadores:
Jesualdo Ferreira. O primeiro tricampeão português. O homem que se aguentou quando as coisas estavam difíceis e o homem que conseguiu "criar" jogadores, pelos quais ninguém dava nada. Jorge Jesus. Principalmente pelo que o Braga fez na Taça UEFA, tendo desiludido no campeonato, pois esperava que se chegasse à luta pelo título. Mesmo assim, o Jorge Jesus é dos melhores treinadores do campeonato e só tenho medo que ele se "perca" se for mesmo para a Luz. E, José Mota. Pelo que o Leixões fez na primeira volta. Depois o limão já estava muito espremido e era difícil tirar de lá mais sumo. Mesmo assim, uma excelente prestação, claramente, com o dedo do treinador.

Etiquetas:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Blogger preto Comentou...
Acha que falta aí o melhor avançado do campeonato: Liedson... nem nas outras figuras!
E o Cardozo? Lisandro?
4 de junho de 2009 às 14:34  
Anonymous Anónimo Comentou...
Cardozo? Lisandro? Joao Pereira em vez de Maxi? Tiago Pinto?!
Estas seleccoes sao uma anedota!
4 de junho de 2009 às 15:00  
Anonymous Anónimo Comentou...
Cardozo? Lisandro? Joao Pereira em vez de Maxi? Tiago Pinto?!
Estas seleccoes sao uma anedota!
4 de junho de 2009 às 15:00  
Anonymous Anónimo Comentou...
rolando ahahhahhh e o liedson?
4 de junho de 2009 às 15:26  
Eu mudaria pouca nesta equipa...

Talvez colocaria Cissokho em vez de Alonso, Fernando em vez de Bruno China e colocaria Liedson em vez de Alan.

Penso que a nivel de treinadores concordo contigo.
4 de junho de 2009 às 18:17  
Anonymous Anónimo Comentou...
o k??? o jericho tb n poe nenhum do benfica? k surpresa!!
maxi, amorim e cardozo deviam tar na team
4 de junho de 2009 às 22:22  
Blogger Hugo HHH Comentou...
Sinmceramente concordo com o ultimo anónimo. O maxi merecia pela regularidade dele. Amorim também fez uma boa época. O cardozo com 17 golos pelo menos nas outras figuras.
5 de junho de 2009 às 00:11  
Anonymous Anónimo Comentou...
Quem te disse que percebias de bola enganou-te e bem !

Maxi Pereira ? De longe o melhor defesa direito , devido a adaptação da DD que cumpriu muito bem em todos os jogos, TODOS !
E depois quando se vê ali escrito Bruno China até parece que é para rir ...


Na frente ..
Alan --' LOOL ?

Hulk --' LOOL ? O gajo n~ºao joga um crl !

Nené .. LOOL se o Cardozo tivesse os seus jogos podes ter a certeza que seria bola de ouro !
"Um jogador fantástico"
HAHAHAHAHAHAHHA


NÃO PERCEBES DE BOLA MEU ! JOGADOR FANTÁSTICO ..

Também era o Marcel , o Djálo (HAHAH) , O Miguel Veloso ..

Mas afinal não foram ..
5 de junho de 2009 às 14:36  
Vamos lá a ter calma, isto são apenas opiniões e quem acha que consegue ter mais crediveis o Portal Futebol está pronto a receber crónicas para aqui serem postadas ou mesmo uma candidatura caso queiram fazer parte do blog.

Penso que o SKJ sabe que este não é o verdadeiro melhor onze da Liga mas quis falar das figuras que se destacaram mais em alguns clubes, é claro que há melhores que o Beto a Guarda-Redes, mas foi ele a maior revelação. O João Pereira estagnou-se na 1ª Liga.
O Bruno Alves teve a sua melhor época, o Rolando estagnou, o Alonso participou em muitos cruzamentos que deram em golo do Nené, o Bruno China foi um pouco a alma do Leixões da 1ª volta, o Raúl Meireles e João Moutinho apesar de não darem assim muito nas vistas tiveram épocas que os podem capultar para a ribalta (embora ache que o Moutinho este ano não fez muito), o Alan foi importante no Braga e provou que merece voltar ao Porto, o Hulk foi a grande revelação da Liga e o Nené o melhor marcador.

O Jesualdo foi tri-campeão, o Jorge Jesus fez um exclente trabalho em Braga e o José Mota fez uma 1ª volta fantástica.

Acho que está aqui algo credivel e não é justo dizerem-lhe que ele não percebe nada de "bola".
5 de junho de 2009 às 16:10