http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
E QUANDO UMA EQUIPA SE DESMORONA?
publicado por Joao Prates, a quinta-feira, 23 de julho de 2009

Este é um dos muitos problemas que um treinador encontrará ao longo da sua carreira e a verdade é que quando um balneário tiver problemas de convivência ou não mantenha um comportamento razoavél e benéfico ao grupo o principal responsável é sempre o treinador.
Uma equipa de futebol é um grupo de pessoas que estão e jogam juntas para atingir determinados objectivos que são comuns, mas ás vezes os diferentes objectivos individuais do jogadores podem prejudicar o colectivo se forem levados ao extremo.
Dentro da equipa o Guarda-redes quer ser o menos batido, o avançado o melhor marcador , qualquer jogador quer ver aumentar a sua valorização desportiva, nós próprios enquanto treinadores também temos os nossos objectivos individuais mas temos que partilhar os da equipa, defendo que sempre primeiro devem estar os jogadores, a equipa, de forma a conseguir unir o grupo para atingir os melhores resultados.
Mas existem muitos factores que podem levar a que a equipa fique desmoronada, acontece quando não há confiança entre jogadores e treinador, os suplentes consideram que é injusto não serem titulares, os resultados não aparecem, os jogadores não assumem o compromisso com o clube, não o sentem, é apenas um ponto de passagem, ou cada um faz a sua guerra .
Perante uma situação destas , reconstruir a equipa não é uma situação fácil, é nesta altura que o treinador tem que assumir mais que nunca a sua liderança, aplicar com racionalidade uma serie de normas básicas de comportamento não deixando que os jogadores saiam das directrizes marcadas pelo clube, sejam atletas com estatuto ou de formação, outros dos aspectos importantes é redefinir os objectivos desportivos porque quando existe crise esquecem-se os objectivos desportivos e começam-se a sobrepor os individuais aos colectivos e é necessário que todos se comprometam de igual forma.

« O BARCO SÓ PASSA A TORMENTA QUANDO TODOS REMAREM PARA O MESMO LADO»

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Enfim, geralmente isso só acontece com jogadores imaturos e jovens porque os trintões geralmente têm mais juizo.

Talvez terá sido este o problema do Sporting no ano passado, que era um barco com certas pessoas a remarem para lados diferentes.
23 de julho de 2009 às 11:34