http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
Dragão Force IV: La belle France...
publicado por SKJ a quinta-feira, 9 de julho de 2009

Olhando para o futebol europeu, sem dúvida o melhor do mundo, chamam-nos a atenção três campeonatos: Inglaterra, Espanha e Itália. E depois temos mais alguns países com bons campeonatos, mas penso que não estarei a dizer nenhuma barbaridade se disser que estão ao nível (alguns mesmo a baixo) do campeonato português (de onde só excluiu a Alemanha).
Ora, nos últimos tempos parece que as equipas francesas tomaram de assalto o nosso campeonato, principalmente o meu FC Porto, e decidiram levar o que de melhor aqui tínhamos, acenando com um maço de notas, bem volumoso, ao qual poucos (vá lá, nenhum) clube poderia resistir.
É óbvio que por estes valores o Porto não podia deixar de vender o Lucho, nem o Lisandro, sendo que se alguma equipa acenar com os 15 milhões pedidos por Cissokho, este também será vendido, nem que lhe seja preciso pagar um ano de consultas no melhor dentista do país, ou de outro qualquer, para onde ele irá jogar.
Mas falando de Lisando, parecia-me óbvio que ele sairia este ano. Queria muito dinheiro para renovar e, por outro lado, tinha muitos clubes atrás dele, não sendo para menos, pois não encontro no mundo outro avançado com as suas características, nem com a sua entrega ao jogo. É de facto incrível e vai deixar saudades, pelos golos, pelas assistências e pelos (muitos) títulos que ajudou a ganhar.
Contudo, e voltando ao inicio, pergunto-me o que leva jogadores como o Lisandro e o Lucho a trocarem o nosso campeonato pelo campeonato francês? Eu penso que só pode ser o dinheiro... apesar de compreender que a motivação também podesse não ser a maior: em quatro anos em Portugal, foram quatro anos campeões. Apesar disto, acredito que a razão principal foi mesmo o dinheiro.
Claramente, as principais equipas francesas, não são melhores que as principais portuguesas, e as competições europeias provam isso mesmo. O campeonato Francês não é mais competitivo que o nosso, pois até a última época era sempre o Lyon a ganhar o título. E nas competições europeias, como já referi, é muito raro as equipas de França irem mais longe que as de Portugal. Por tudo isto, parece-me que é mesmo o dinheiro a falar mais alto...
E até à quem diga que o Lucho não queria deixar o Porto e disse aos dirigentes do Marselha que só ia para lá se lhe dobrassem o salário... o que acabou por acontecer. Quanto ao Lisandro, não sei se irá ganhar o dobro, mas deverá ganhar muito mais do que ganhava no Porto.
Se percebesse alguma coisa de economia diria, certamente, que é a lei do mercado e que nela só sobrevivem os mais ricos, mas como não percebo, resta-me lamentar a perda de dois excelentes jogadores, que serão difíceis de substituir, mas não impossível. O Porto já provou isso mesmo e estou em crer que não teremos aqui uma excepção...
Com tudo, só o tempo o dirá e, por agora, resta esperar que alguns bons jogadores ainda por cá fiquem, pois são cada vez menos aqueles que os clubes portugueses conseguem segurar no nosso campeonato, o que é sempre de lamentar.

Nota: Este é um post partilhado entre o Portal Futebol e o Diário do Contra.

Etiquetas:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

Blogger David Pereira Comentou...
Não sei o que o campeonato francês tem de tão melhor que o português.

Talvez apenas o dinheiro, porque nao me parece que o Lyon seja melhor que o FC Porto, e muito menos o Marselha...
9 de julho de 2009 às 11:18