http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
CRIAR OBJECTIVOS COMUNS
publicado por Joao Prates, a quarta-feira, 5 de agosto de 2009

No inicio de cada época é comum ouvirmos falar em objectivos a treinadores, jogadores, dirigentes, etc...mas serão objectivos comuns?
Serão objectivos realistas?
No inicio dos trabalhos em que as aquisições se vão adaptando ao clube e ao conhecimento dos novos colegas, a parte psicológica assume extrema importância, com varias personalídades e caracteres dentro do balneário cabe ao treinador definir quais os objectivos do clube na temporada desportiva, se passa por ser campeão, ficar entre os quatro ou cinco primeiros, garantir a manutenção, seja qual for o objectivo terá que ser realista, os jogadores terão que sentir que é um objectivo realizável, caso contrário a motivação para o trabalho não será a apropriada.
Como treinador gosto de incutir desafios, objectivos difíceis mas possíveis de atingir, pois os jogadores quando sentem que esse objectivo é possível lutam para alcança-lo, mas sem duvida que o primeiro objectivo é conseguir que o grupo sinta o objectivo, como comum a todos.
Claro que também passa pelo aspecto individual, melhorar o rendimento por exemplo no passe, na recepção, cabeceamento, controlo da ansiedade que existe antes do jogo começar, são objectivos concretos que levam a melhorar o rendimento para que o resultado final se veja na equipa.
Deve existir sempre diferenciação entre um objectivo para o rendimento e um objectivo para o resultado, são situações diferentes e o rendimento é o mais importante.
Nunca podemos esquecer que os atletas são diferentes, logo temos que conhecer o seu perfil psicológico, podemos escolher objectivos individuais mais ambiciosos e outros mais moderados consoante o perfil psicológico do jogador.
A medida que os objectivos vão sendo cumpridos a motivação dos atletas cresce e a possibilidade de êxito será maior também!

« PARA SUPERAR AS DIFICULDADES, PRIMEIRO TEMOS QUE NOS MENTALIZAR QUE É POSSÍVEL E ENTENDE-LAS, DEPOIS A CAPACIDADE DE NOS SUPERARMOS PELO OBJECTIVO QUE PERSEGUIMOS FAZ O RESTO»

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Sim, concordo contigo...

Por vezes há jogadores que estão numa equipa apenas para se exporem a uma montra e outros que querem que a equipa ganhe mesmo sacrificando certos "rodriguinhos".
6 de agosto de 2009 às 11:15