http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
E QUANDO SE TEM TRÉS GUARDA-REDES DA MESMA QUALIDADE PARA UM LUGAR?
publicado por Joao Prates, a quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Quando se tem três Guarda-redes de idêntico valor para defender a nossa baliza poderá pensar-se que feliz é o treinador desta equipa por poder ter estas opções!
Mas será na realidade assim?
Pessoalmente julgo que poderá trazer mais problemas que vantagens!
No inicio da época o clube ganhará com isso, a luta será tremenda para ganhar a confiança do treinador, a cada minuto do treino os três procuram superar-se, ir alem dos limites e esta é uma posição especifica em que os três trabalham lado a lado, observando o treino que o colega faz e quando é a sua vez vai tentar fazer melhor, o aspecto psicológico torna-se extremamente importante nesta luta, é necessário elevada concentração, aceitar o seu próprio erro, manter níveis elevadíssimos de competitividade e especialmente procurar fazer o seu melhor sem se preocupar com o colega, são estes os factores principais para a ganhar a camisola 1.
E podem começar aqui também os pequenos problemas, e dependendo da personalidade de cada um, existe guarda-redes que apesar de imensa qualidade quando sujeitos a enorme competição pela titularidade com outros colegas não conseguem atingir o seu nível máximo ficando logo em desvantagem.
A medida que vai ficando em desvantagem e como referi, dependendo sempre do seu caracter poderá aceitar ou não ser segunda ou terceira opção, aqui depende muito do ego de cada um, habituado a ser nmr 1 é dificl ser terceira opção.
O clube aqui perde porque se desvaloriza um activo valioso, o jogador perde porque não joga, o balneário poderá ficar a perder porque uma simples entrevista poderá alterar o relacionamento dos três guarda-redes, basta lembrar recentemente Stoijkovic do Sporting, Moretto quando chegou ao Benfica, Enke quando chegou a Barcelona, entre outros casos.
Na minha opinião o ideal será dois guarda-redes na luta pela titularidade e um outro da formação para valorizar a longo prazo, nunca esquecendo que este é um posto especifico e que não existirá grandes alterações ao longo da época.

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]