http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
Milan 0 x 4 Internazionale. Análise tática
publicado por Esquemas Táticos a segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A Internazionale de Milão goleou o Milan por 4 a 0, no Estádio Sansiro (Giuseppe Meazza), pela segunda rodada do Campeonato Italiano 2009/2010. O mando de campo era do Milan. Os dois times adotaram a mesma formação: o 4-4-2, ou 4-3-1-2, com o meio-campo em forma de losango.

Análise tática: o espelho

(Clique na imagem para ampliar)

O técnico José Mourinho adotou a mesma formação que o Milan vinha treinando na pré-temporada (4-4-2 em losango. Leia também o Esquema tático do Milan) apostando na melhor qualidade técnica de seus jogadores. Nada de mais até aí, já que na primeira rodada, a Internazionale atuou nesse mesmo esquema (leia o Esquema tático da Internazionale). Mas com um detalhe: colocou um meia-atacante (Sneijder) na ponta do losango.

(Clique na imagem para ampliar)

O detalhe fez toda a diferença porque ele não deixou Pirlo livre para armar de trás, como faz normalmente, obrigando-o a marcar Sneijder. Com isso, Pirlo tornou-se figura apagada durante a partida. Do lado do Milan, Ronaldinho também não fez boa partida e foi presa fácil para Stankovic, pior na armação que Pirlo, mas melhor marcador.

A Internazionale contou com as subidas de Maicon pelo lado direito, que contou com a cobertura de Zanetti. No mesmo lado, o Milan tinha Jankulovski e Flamini. Flamini é um volante marcador limitado e, no apoio, é ainda mais fraco.

O lado direito do Milan tinha Zambrotta e Gattuso, expulso ainda no primeiro tempo. Zambrotta praticamente não apoia o ataque e Gattuso, além de não ter força ofensiva, não pode marcar adequadamente porque estava lesionado. Além do fato de que, nesse lado do campo, Thiago Motta e Chivu fizeram uma boa partida do ponto de vista defensivo.

Na frente, Eto'o e Milito formam uma dupla de ataque melhor que Pato e Borriello. Pato é melhor que Milito, mas Milito é melhor que Borriello e Eto'o é melhor que todos eles. Ressalte-se, entretanto, que Milito foi o melhor atacante em campo e, junto com Maicon, foi o destaque da partida.

Leia também:

Manchester United 2 x 1 Arsenal. Análise tática.

Esquema tático do Milan. Jogo contra o Siena.

Esquema tático da Internazionale de Milão. Jogo contra o Bari.

Esquema tático do Barcelona.

Esquema tático do Shakhtar Donetsk.

Esquema tático do Real Madrid. Jogo contra o Rosenborg.

Esquema tático do Real Madrid com Kaká e Cristiano Ronaldo.

Esquema tático do Wigan.

Esquema tático do Liverpool.

Esquema tático do Tottenham.

Esquema tático do Atlético de Madrid.

ESQUEMAS CLÁSSICOS. Holanda 2 x 0 Uruguai. Análise tática.

ESQUEMAS CLÁSSICOS. VÍDEO: Análise tática da Seleção Brasileira da Copa de 1982.

* Mais análises táticas de seleções e de clubes europeus, brasileiros e sul-americanos, além de seleções e jogos históricos, podem ser encontradas no blog Esquemas Táticos.

Etiquetas: , , , , , , , , ,

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

Anonymous Anónimo Comentou...
8-1
31 de agosto de 2009 às 23:10