http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
O meu 15º bloco de notas
publicado por David Pereira a sábado, 22 de agosto de 2009

Peço desculpa pela minha ausência em termos de artigos e comentários, mas tenho estado ausente em férias.
Bem, como não dei a minha opinião àcerca dos jogos do Sporting frente ao Nacional e à Fiorentina, por isso hoje apresento aqui uma espécie de compacto.

No jogo com o Nacional, na primeira parte vimos a equipa leonina um pouco à imagem daquilo que nos tinha habituado nos jogos com o Twente na pré-época, muito passiva, com um futebol pouco vistoso, com erros defensivos, golos sofridos bem cedo e pouca motivação.
Já na segunda, especialmente a partir da entrada de Matías Fernandez, a equipa melhorou, lutou muito, e jogou à Sporting. Pelo que demonstrou neste jogo e no da Fiorentina, quem falava dele como um "flop" parece não perceber nada de futebol, enfim, e o faccioso sou eu?
A verdade é que nesse jogo, na Choupana, e dadas as dificuldades tradicionais que esse campo oferece aos grandes, o empate não é propriamente um mau resultado, não é a mesma coisa do que não ganhar na Figueira da Foz, Setúbal ou Belém, é sempre bom ganhar, mas é preciso saber ver a realidade.
No entanto, ficou a ideia de que se o Sporting jogasse bem desde o inicio, poderia ter alcançado outro resultado.

Já no jogo da Fiorentina, os leões entraram bem, mas enfim, italianos são italianos e com a eficácia que lhes é caracteristica, só precisaram de meia oportunidade para se colocarem em vantagem.
Mesmo assim, e ao contrário do ano passado, a equipa não se desmotivou, antes pelo contrário, e com exibições de Miguel Veloso e de Matías Fernandez que encheram o campo, um Liedson que parece estar a melhor e de um João Moutinho e de um Vukcevic que prometem fazer ainda mais, e até de um Hélder Postiga que técnicamente não sendo um grande jogador mas que luta muito, na segunda parte o resultado foi virado, e num golpe de injustiça, até porque esta faz parte do futebol, os portugueses sofreram o empate.
Para além da formação viola, o Sporting ainda teve outro adversário, o árbitro, que poupou ridiculamente a expulsão aos dois centrais da Fiorentina, e na confusão que poderia dar a primeira expulsão à equipa italiana, ainda é Vukcevic que vê um cartão amarelo que no decorrer do jogo viria-se a tornar decisivo, já que não há um segundo (o que se sucedeu) sem haver antes um primeiro. Não sei se é Itália que tem mais peso que em Portugal ou se é a Fiorentina que tem mais peso que o Sporting na Europa, mas a verdade, é que em caso de dúvida, e para que não haja nada de anormal com o resultado, os juízes preferem sempre dar o beneficio da dúvida ao clube teoricamente mais forte, que neste caso não o foi na prática.
Se enganos existem, se há penaltys que existem e não são assinalados ou vice-versa e às vezes fala-se em roubo, acho que essa palavra se aplica mas é aqui, onde o árbitro vê uma agressão e não expulsa o jogador, mas apenas lhe dá o amarelo, ora se não visse e deixasse passar o lance, embora custe, ainda se compreendia, agora assim... meus grandes árbitros portugueses (à excepção de Bruno Paixão que é um vaidoso de primeira e não sei quem andou a bajular para estar onde está).

Enfim, falando na equipa em si, parece-me que está a haver uma evolução a todos os niveis, tanto de entrusamento colectivo, condição fisica individual, correcção de erros, motivação, menos polémicas, jogadores a caminhar para a sua melhor forma de sempre (só vejo em desevolução Rochemback e considero que Caneira, Polga, Pedro Silva e Yannick Djaló já fizeram bem melhor), e se essa evolução continuar, penso que teremos um Sporting capaz de lutar pelo titulo, talvez à primeira vista pareça uma equipa menos forte que o FC Porto ou o Benfica, mas a diferença não é abismal, nos derbys tudo pode acontecer e nos outros jogos, os leões são claramente melhores e têm a obrigação de vencer. Sei que é dificil, mas se no virar do campeonato estiver bem colocado, acho que tem grandes hipóteses de oito anos depois haver festa para os lados de Alvalade.

Etiquetas:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Anonymous Anónimo Comentou...
o sporitng e merda e vai perder 7-0
saudacoes portistas!!!
22 de agosto de 2009 às 13:42  
Anonymous Anónimo Comentou...
BRAGAAAAAAAAAAAAAAAAA
SPORTING É MERDAAAAAAAAAA
ESTE ANO DESCEM DE DIVISAO LOL
22 de agosto de 2009 às 23:20  
Anonymous Anónimo Comentou...
^
huguinho ou marioalex....

os típicos frustrados...
23 de agosto de 2009 às 09:06  
Blogger marioalex Comentou...
LOL não, não fui eu, mas venho agora descarregar a minha frustração:
É tramado mas já fomos ganhar a guimarães e vocês vão perdendo em casa a jogar miseravelmente.
E gosto de ver que agora o Paulo Bento já não presta, e já não é o tal Ferguson de Alvalade (lol por amor de deus).
Eu por acaso não acho que esta época não está assim tão má. Afinal vocês têm uma vitória contra o poderoso Atl. do Cacém :)
23 de agosto de 2009 às 20:57  
Blogger Jimmy the Kid Comentou...
Rir. Se os campos não estivessem tão inclinados, e se o jogo não fosse 11 contra 14, queria ver se não ganhava mais (o sporting). Então contra o braga, 2 penaltys claros e 4 mãos dos jogadores do braga. Parecia andebol
24 de agosto de 2009 às 16:22