http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
QUE FACTORES SE PODEM TREINAR NO FUTEBOL
publicado por Joao Prates, a quarta-feira, 19 de agosto de 2009




Este tema vem de uma pequena brincadeira com um amigo onde procuramos descobrir os factores que podem ser treinados no futebol quando elaboramos um plano de treino.
O meu primeiro factor foi o mental, as reacções dos jogadores podem ser treinadas dando como ex durante o treino marcar uma falta ao contrario do que foi feita, quantas vezes os jogadores não se desconcentram em campo discutindo as decisões dos árbitros prejudicando a equipa, muitos mais factores existem que podem ser treinados a nível mental.
Outro factor e começando por trás é as reposições de bola do GR, podem ser feitas á mão ou com o pé, curtas ou longas, na lateral ou na zona central, também a desvantagem numérica se pode treinar quer na fase ofensiva quer na defensiva, quantas vezes por motivos de expulsão não ficamos com um jogador a menos, as segundas bolas ou recargas na fase ofensiva quer defensiva, em bolas paradas ou com o jogo em andamento sendo neste factor importante o posicionamento.
Outro factor que se pode treinar com diversos exercicios é a dinâmica da equipa, de forma veloz, moderada ou com variações de velocidade.
Outro factor são os lançamentos laterais, ofensivos ou defensivos, podem ser feitos de forma curta, longa, dependendo se é feio na fase 1, na fase 2 ou na fase 3, criar movimentações sistematizadas para lance ofensivo ou para fugir á marcação.
Os cantos são outro factor de treino e muitas vezes decisivos, pode-se treinar os ofensivos, defensivos, o evitar um possível contra-ataque ou preparar um contra-ataque num canto contra.
Outro aspecto que se pode treinar são as faltas, e muitas vezes temos que recorrer a elas de forma estratégica, quer ofensivas quer defensivas, conhecer as zonas do campo mais favorável para as cometer, para as sofrer, consoante as caracteristicas dos nossos jogadores, podendo depois treinar-se diferentes situações, que no sector lateral quer no central.
Outro aspecto é a forma da equipa actuar, mais dispersa, jogando com linhas mais juntas, mais em largura ou profundidade.
Também factor de treino são as agora muito faladas transições, defesa-ataque, ataque-defesa, a marcação efectuada também é algo que se treina, pode ser á zona, mista, HxH, definir a zona do campo onde se faz a pressão, se é feita ao homem da bola, em campo inteiro ou em meio campo.
A sistematização ofensiva também pode ser treinada, se é feita pelo meio, pela lateral, quantos jogadores envolvidos, preparar-se para a perda de bola, os cruzamentos também é algo que se pode treinar, se cruza de primeira quando ganha a linha, colocação dos atletas na área para receber o cruzamento sejam feitos ao primeiro poste, ao segundo, marca de penalty, ou entrada da área.
O passe é um dos factores mais importantes do jogo, sem essa qualidade não se consegue jogar, pode ser curto, longo ou com variações.
A posse de bola é outro factor e o que se deve fazer com ela, quais os seus objectivos ofensivos e defensivos ou em ataque posicional.
Outros factor e não menos importante é conhecer as caracteristicas do arbitro que podem ser uma ajuda preciosa nessa semana de treinos.
Possivelmente esqueci-me de alguns pois tudo se pode treinar no futebol, e quanto mais bem treinado se estiver mais perto da vitória se fica, fica ao vosso critério se falta algo.

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]