http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
INTERATIVO. Esquema tático do Brasil
publicado por Esquemas Táticos a sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A seleção brasileira enfrenta a seleção argentina no sábado e o técnico Dunga deve adotar a mesma formação tática que vem utilizando nos últimos jogos, ou seja, o 4-2-3-1 ou o 4-3-2-1. Com Elano no time (no treino de quinta-feira ele entrou no lugar de Ramires, o que indica que tem grandes possibilidades de começar jogando), o sistema tático fica mais para um 4-3-2-1.

Vamos analisar o Brasil utilizando um desenho e um gráfico interativo em flash (leia as instruções de uso abaixo). Farei uma análise com a seleção argentina também no próximo post.

Análise tática

(Clique na imagem para ampliar)

O desenho tático do Brasil é o 4-2-3-1, com dois volantes marcadores que raramente aparecem no campo ofensivo, mas que fazem a cobertura para a subida dos laterais, principalmente o direito, Maicon.

Com a confirmação de Elano como volante/meia pela direita, a seleção brasileira fica mais defensiva e perde em velocidade, mas ganha um toque de bola mais qualificado. Ramires tem uma condição física melhor que a de Elano e consegue fazer as funções de volante e meia com mais vigor. Elano deve ficar mais recuado um pouco.

Instruções de uso

Os botões "Mov.Ataque" e "Mov.Defesa" apresentam as formações táticas básicas e estáticas do time. Os botões "Defesa", "Ataque" e "Contra-ataque" simulam as movimentações prováveis do time quando estiver defendendo ou atacando.

Para uma melhor observação dos movimentos de ataque e defesa, sempre clique antes nos botões "Mov.Ataque" e "Mov.Defesa".

Para visualizar a movimentação de contra-ataque, clique no botão "Defesa" e, depois, em "Contra-ataque".

Para ver o nome dos jogadores, passe o mouse sobre os números.

Esquema tático INTERATIVO. Com Ramires








Esquema tático INTERATIVO. Com Elano








A defesa vem com Maicon na lateral direita, Lúcio como defensor pela direita, Luisão como defensor pela esquerda e André Santos na lateral esquerda. Maicon tem mais liberdade para atacar e prioriza as jogadas de linha de fundo. André Santos sobe menos e, normalmente, entra em diagonal pelo meio.

O meio-campo conta com dois volantes exclusivamente marcadores. Com Elano, o time tem uma formação defensiva com três volantes, com Gilberto Silva pelo centro e Felipe Melo pela esquerda. Elano também aparece como meia-direito, centralizando as jogadas. Kaká é o meia-atacante pelo centro e Robinho o meia-atacante pela esquerda, chegando à linha de fundo e entrando em diagonal pelo centro. Luís Fabiano fica isolado na frente como centroavante.

Kaká e Robinho, devido à condição física privilegiada, fazem a primeira linha de marcação no meio-campo e aparecem como atacantes. Como têm muita velocidade, são os responsáveis por puxar o contra-ataque, principal arma da seleção de Dunga. Quando Ramires está em campo, ele também ajuda a armar os contra-ataques.

Leia também:

INTERATIVO. Esquema tático da Argentina.

Esquema tático de Portugal.

Esquema tático dos Estados Unidos.

Esquema tático da Espanha.

Esquema tático da Nova Zelândia.

Esquema tático do Brasil.

Esquema tático da Holanda.

Esquema tático da Noruega.

Esquema tático da Argentina.

Esquema tático do Uruguai.

Esquema tático da Colômbia.

Esquema tático da Albânia.

Esquema tático do Egito.

ESQUEMAS CLÁSSICOS. Holanda 2 x 0 Uruguai. Copa de 74. Desenhos táticos.

VÍDEO. Esquema tático da Holanda de 74.

ESQUEMAS CLÁSSICOS. VÍDEO: Análise tática da Seleção Brasileira da Copa de 1982.

INTERATIVO: Esquema tático da Seleção Brasileira de 1982. Análise tática interativa.

ESQUEMAS CLÁSSICOS. Brasil 4 x 1 Escócia. Copa de 1982. Desenhos táticos

VÍDEO: Gols de Brasil 4 x 1 Escócia. Edição com as jogadas completas dos gols.



* Mais análises táticas de seleções e de clubes europeus, brasileiros e sul-americanos, além de seleções e jogos históricos, podem ser encontradas no blog Esquemas Táticos.

Etiquetas: , , , , , , ,

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]