http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
DIFERENÇA ENTRE JOGAR EM CASA E FORA, QUE INFLUENCIA NO MODELO DE JOGO
publicado por Joao Prates, a quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Jogar em casa trás algumas vantagens, existe da parte de quem joga em casa um maior conhecimento do terreno de jogo, do balneário, do apoio dos adeptos,etc...poderá isso trazer desvantagens a equipa que joga fora? uns dizem que sim, outros dizem que não, eu penso que não, são aspectos que são treináveis, sobretudo a nível mental !
Normalmente assistimos a equipas dominadoras quando jogam em casa, procuram ganhar mais rapidamente a posse de bola e fazem um jogo mais objectivo, quando jogam fora recuam as linhas, não fazem posse de bola, procurando sobretudo segurança defensiva e exploram alguns contra-ataques.
Enquanto jogador sempre me questionei desta perda de identidade quando jogava fora, sentia que jogando fora ou em casa a nossa forma de actuar devia ser igual.
Hoje continuo a pensar igual, quando treinamos o nosso modelo de jogo ele é planeado num campo de futebol, idealizado sobre as caracteristicas dos nossos jogadores, porque é que quando jogamos fora temos que jogar de forma diferente?
O factor principal de treino aqui é o mental, incutir nos jogadores que o objectivo é igual em todos os campos, a conquista dos três pontos, a disputa do jogo, que fora ou em casa a nossa filosofia é a mesma, depois podemos explorar as vantagens de jogar fora e perturbar o nosso adversário, normalmente quem joga em casa está a espera de dominar o jogo, fazer uma maior posse de bola, mais por consentimento de quem joga fora, encontrando uma equipa que procure dividir o jogo, roubar-lhe a bola, pode intranquiliza-los, fazer os adeptos assobiar a própria equipa, tudo isso são factores que podem ser utilizados por quem joga fora.
O importante é manter a nossa filosofia, adaptar-nos as diversas circunstancias do jogo, mas manter sempre a nossa identidade que definimos para a nossa equipa e ter uma certeza...

« quem procura sempre triunfar, fica mais perto do que aquele que fica a espera do erro adversário para vencer»

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]