http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
Sabias que: Arbitragem
publicado por Diogo Louro a quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Ora antes de mais, vou me apresentar, sou o jovem Diogo Louro, um dos membros do afamado PcB (Pontapé no Céu da Boca), para quem não sabe é um programa que que fala de coisas do “Ai, e tal, do mundo do Wressel” (Wressel= WWE/WSW/ect). Sou também árbitro federado de futebol, e certo dia tive a ideia de fazer um PcB mas que iria falar do desporto em geral com toques de humor para aliviar a coisa, mas bom o formato deste PcB será em post’s visto que não tenho disponiblidade. Vou apresentar em dois formatos, o “PCB Sabias que:” curiosidades sobre diversas modalidades, num esitlo mais informal e o outro será “PCB Tudo á Molhada” onde falarei de eventos desportivos importantes assim como outros eventos marcantes no mundo desportivo, aqui como é obvio será mais formal. Ambos os espaços não têm limites: hoje pode ser Futebol, amanhã Paint-Ball, depois Ténis como Remo. Fiquem atentos!

Bom mas o que vos venho falar aqui hoje é sobre o Mundo Mediático da Arbitragem, um tema talvez polémico de se falar em Portugal, mas aqui vai.

Vamos abordar como é que um árbitro se prepara psicologicamente, assim como fisicamente, para a época que recentemente começou, a sua fama e mais uns afins.

Vamos começar com as parte mais sérias da crónica, um árbitro de futebol ou de outra qualquer modalidade é um elemento fundamental do jogo e é muito versátil, tanto serve para assinalar faltas, como é o alvo do público ou como alvo de pancadaria. É extraordinário, como o Socras diz, É “Porreiro,pá!”

Bom mas com é que um árbitro, falando mais no Futebol, se prepara? Um árbitro preparado é meio caminho andado para que o jogo corra bem, tanto a nivel de Leis de Jogo, como a nivel psicológio e fisico. Mas como é que um árbitro treina o físico e a mente? Isso é muito simples.

O físico o árbitro treina-o num meio de um Bairro Social. Nada contra os bairros, mas é um ambiente mais hostil que um simples parque na cidade. Os árbitros equipam-se com uma camisola a dizer “Eu sou árbitro de Futebol da Liga” e lá vão eles, treinam a resistência, ao correr longos caminhos para chegar aos Bairros, velocidade quando tem de fugir porque vão atrás dele, velocidade de reacção ao fugir das pedras atiradas e outros afins, e movimentação, porque eles tanto podem fugir para a frente como ter que fugir de costas, por isso acho que é um bom treino.

E a fama de um árbitro? É mais famoso que o Papa! Em Portugal, todos sabem quem são os árbitros, é mais importante que os jogadores, porque assim não se enganam. Imaginem o que era se não soubesse, vejam:

“-Preto, és cego? Ai, meu grand’a c*****!
-Então? Esse é o Luisão, pá. Estás parvo? O árbitro é o Paraty.
–AH!Oh Paraty olha vêm é chupar...”

Já viram o que era se ninguém soubesse? Ah pois. Mas eles tambem possui as mães mais famosas do Mundo, mal entram em campo ouve-se “Filho da....”! E os pais também: “Filho de um grand’a...”, mas não se pode considerar isto um insulto. Isto é uma palmadinha que os fãs dão aos pais, traduzido siginifca “Vá ao menos ele não anda na droga ou é Homosexual. Vá coragem meu grand’a ca....”

Isto para dizer que o árbitro é alvo de tudo e mais alguma coisa no Mundo do Futebol e persiste em continuar e a tentar ser o melhor na sua categoria para que alguma dia chegue a profissional e possa arbitrar um Jogo entre Benfica e Sporting.

Tudo isto é para dizer que temos grandes árbitros em portugal e que talvez são os melhores da Europa e quiçá do Mundo.

Bom, um abraço!
Diogo Louro

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

Blogger David Francisco Comentou...
Isto é a voz da experiência a falar... Deve acontecer-te pouco disto, deve!

Continua!
3 de setembro de 2009 às 18:42