http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
A IMPORTÂNCIA DE CONHECER BEM O JOGO
publicado por Joao Prates, a quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O futebol pertence a um grupo de modalidades com características próprias denominadas de jogos desportivos colectivos (jdc).
Se observarmos um jogo de futebol de rua minimamente organizado entre miúdos vamos ao fim de algum tempo identificar os atletas de cada equipa porque o jogo resulta da cooperação/oposição que para ser eficaz, ou seja criar situações ofensivas e defensivas, obriga a que exista dos jogadores atitudes condizentes com as diversas situações de jogo.
O primeiro problema do jogo é de ordem táctica, o atleta tem que saber o que fazer para resolver a situação que se depara perante ele, tal exige que o atleta tenha uma boa capacidade de decisão, o que só acontece, se o atleta conhecer bem o jogo utilizando então a questão técnica para materializar a acção.
O aspecto mais importante do jogo é o conhecimento dos princípios fundamentais e gerais do jogo e das suas três fases.
Na formação é importante a aprendizagem destes itens, é aliás obrigatória para o desenvolvimento do atleta na sua preparação para o futuro e de certeza que o atleta que conheça estes princípios de jogo será um atleta melhor preparado quando chegar a sénior, será um atleta que terá melhor poder de decisão e interpretará o jogo de forma diferente que trará mais rendimento á equipa.
Um simples aquecimento, muitas vezes desperdiçando tempo em corridas em voltas do campo, pode e deve englobar exercícios que contemplem os princípios fundamentais e gerais do jogo, sendo essa unidade de treino feito de forma progressiva com os objectivos pretendidos incluídos.

«UM ATLETA BEM PREPARADO, SERÁ UM ATLETA COM MAIORES CAPACIDADES»

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]