http://img710.imageshack.us/img710/7564/portalfutebolbyjoaolope.png
Uma condicionante importante
publicado por Nunotexas a segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Mais uma jornada passada e mais pontos desperdiçados pelo Sporting, desta vez perdeu em casa, o que acontece pela segunda vez este ano.

É interessante verificar que já desperdiçou 12 pts em casa e 9 pts fora. Metade dos pontos possíveis desperdiçados fora é mau, mas desperdiçar mais de metade dos pontos possveis em casa é impensável para um candidato ao titulo. As equipas que ganham campeonatos são aquelas que têm capacidade para ir ganhar a qualquer campo, mas que principalmente, fazem do seu estádio um "santuário" onde quase não perdem pontos.

Isto deve-se a vários factores, como a pressão, a má relação com os adeptos, até podemos falar de azar, mas há um factor que eu realçei neste blog há uns tempos, que intefere muito com a má prestação caseira da equipa e que eu penso que a comunicação social não dá a devida importância, o estado do relvado.

Como disse e muito bem Jorge Jesus o relvado de Alvalade é impracticável, e o grande prejudicado com isso é o Sporting já que 90% das partidas que joga em casa, são partidas onde vai ter de tomar as rédeas do jogo e usar a qualidade técnica acima da média dos seus jogadores para decidir o resultado. É verdade que o Sporting está a jogar mal e sem consistência nenhuma, mas por exemplo este Sábado depois de uma primeira parte muito fraca quando na segunda parte os jogadores acordaram, mal conseguiam trocar passes entre si pois a bola em vez de andar normal saltava, ou quando recebiam a bola e queriam partir para o ataque tinham de ter uma atenção redobrada no controle de bola tornando assim os ataques mais lentos.

Deste problema o Sporting só se pode queixar de si próprio pois já trocou 6 vezes de relvado e o problema persiste. A explicação dos responsáveis do Sporting é de que o Estádio tem um mau arejamento e por isso a temperatura no relvado é muito alta condicionando a qualidade da relva. Agora eu pergunto-me, "como é possivel em pleno ano 2000 um Estádio que custou mais de 100 milhões de euros não ter sido planeado de modo a que o relvado fosse o melhor possível?"

O objectivo desta crónica não é de modo algum desculpar as exibições paupérrimas do Sporting, mas mostrar que existem condicionantes que deviam ser mais comentadas.

Etiquetas: ,

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]